sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fernando Pessoa no mundo virtual

O mundo virtual Second Life e a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana apresentam a partir do próximo dia 16 de Janeiro, sexta-feira, às 18h00, uma exposição inovadora sobre a obra “Mensagem” de Fernando Pessoa, intitulada "Um Olhar". Ao vivo e na plataforma virtual “Second Life”, esta mostra levará à grande comunidade virtual a obra do grande poeta português acompanhada por pinturas de Joaquim Carvalho.

Desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Comunidade Cultural e Virtual (CCV), esta exposição factual e virtual integra poemas da Mensagem de Fernando Pessoa ilustrados pelas pinturas de Joaquim Carvalho.

No decorrer da mostra está prevista a realização de uma palestra sobre o poeta que será transmitida desde o Auditório da Biblioteca de S. Domingos de Rana para o mundo do Second Life.

No mundo real, a exposição patente na Biblioteca de S. Domingos de Rana contará ainda com sessões de esclarecimento sobre a plataforma Second Life durante o período em que a exposição estiver patente.

Programação:

No Second Life:

16 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Reprodução da peça “O marinheiro”, de Clotilde Rosa
17 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Actuação de João Frazão em cavaquinho
31 de Janeiro | 22h00-22h45 (PDT) - Actuação de Rui Gaio


Na Biblioteca de S. Domingos de Rana:

7 de Fevereiro | 15h15-16h00 - Palestra de Manuela Nogueira [sobrinha de Fernando Pessoa]. Transmissão em tempo real para o Second Life;
17, 24, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro | 16h00-18h00 – Formação em Second Life;
17 e 31 de Janeiro | 15h15-16h00 – Palestras sobre a plataforma Second Life.

Fonte: Site CMC

1 comentário:

TP disse...

Não posso deixar de agradecer em nome da Cumunidade Cultural Virtual este destaque.
Vamos disponibilizar ainda esta semana um conteúdo de multimédia de acordo com a importância do evento.
Além disso em breve vamos fazer chegar ao mundo virtual uma biblioteca "viva" de Autores Portugueses que poderá ser usada por todos os interessados e que pretende ser um primeiro contacto com estas novas formas de comunicar.

Desde já o meu muito obrigado.

Rui Lourenço
Tpglourenco Forcella in Second Life