quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ondjaki na Biblioteca Municipal de Algés


Na noite de ontem a Biblioteca Municipal de Algés recebeu o escritor angolano Ondjaki em mais uma sessão do Café com Letras.
Numa conversa moderada por Carlos Vaz Marques, o autor falou sobre o seu novo livro "AvóDezanove e o Segredo do Soviético", que inicialmente começou por ser um conto, depois cresceu e tornou-se num romance.

Apesar de considerar que não é fácil falar da origem dos livros, “porque a vida e os dias e os sonhos também fazem parte da semente que mais tarde brota em formato de livro”, revelou que se trata de “uma estória sobre um grupo de crianças, nos anos 80, no Bairro da Praia do Bispo, em Luanda, e do convívio que tinham, não só com as obras do Mausoléu, mas também com as pessoas da Praia do Bispo. Aqui tive o prazer de misturar a realidade com a ficção ao ponto de eu mesmo ter perdido a noção da fronteira entre o que se passou e que se pensa que terá acontecido. Assim é a vida também”.

A noite foi também animada por conversas em volta das estigas (fenómeno de tradição oral desenvolvido por crianças em ambiente urbano) a um público interessado neste fenómeno que aderiu ao ambiente de boa disposição.
Ondjaki actualmente a efectuar um doutoramento sobre as estigas, considera-as "socialmente muito úteis" e afirma ter recolhido junto de algumas crianças de Luanda mais de 900 estigas. Um das mais conhecidas é a que diz "puseste o rádio na geleira/para ouvir notícias frescas". Salientou também que enquanto fenómeno de afirmação social, as estigas representam um interessante mecanismo de organização e sociabilização.

De relembrar que Ondjaki recebe hoje às 18:00, no auditório da Casa-Museu camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2007, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pela obra literária "Os da Minha Rua".

As Bibliotecas Municipais de Oeiras felicitam o autor pela atribuição de mais este prémio!

Sem comentários: