sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Oeiras Internet Challenge: Aprender com o poder das tecnologias!

Foto: flickr
As Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO) assumem o desafio de facultar um leque diversificado de actividades e serviços que garantam as condições para a promoção das literacias de informação junto dos distintos públicos que serve.

Neste âmbito, integrado no Programa Copérnico, as BMO desenvolvem o projecto Oeiras Internet Challenge com a finalidade de realizar um evento anual em torno da Pesquisa de Informação na Web. O Oeiras Internet Challenge, cuja 1ª edição decorre entre os dias 22 e 25 de Novembro, é um projecto dirigido prioritariamente ao público juvenil e pretende atrair jovens a partir dos 13 anos às BMO para participar num conjunto de provas que, além de dinamizar a utilização da Internet, pretendem incentivar a pesquisa de informação na web, articulando as componentes lúdica e de aprendizagem.

A par do concurso por eliminatórias realiza-se um conjunto de actividades complementares a ocorrer ao longo da semana e que pretendem criar um espaço de divulgação das tecnologias de informação destinado a todos os visitantes da Biblioteca Municipal em Oeiras.

A principal actividade do Oeiras Internet Challenge consistirá assim na realização de um Torneio, por várias eliminatórias, ao longo de sábado dia 25 de Novembro, a partir das 10H00, na Biblioteca Municipal de Oeiras. Neste jogo, poderão participar 32 equipas, constituídas por dois elementos cada. Este torneio compreenderá a resolução de desafios com base na Internet enquanto ferramenta de pesquisa e selecção de recursos de informação, sendo colocadas à prova as competências de pesquisa dos participantes.

A Final do torneio terá lugar das 23H00 às 24H00, a que seguirá a cerimónia de entrega de prémios.

Aos vencedores deste torneio serão atribuídos como prémios quatro computadores da Hewlett Packard, telemóveis Optimus, cursos InforJovem e manuais de informática, livros da Bulhosa books @ living, vales refeição Pizza na Brasa, entre outros. A todos os concorrentes serão distribuídos prémios de participação.

As inscrições para o torneio estão a decorrer, devendo os interessados dirigir-se, até ao dia 23 de Novembro, aos Espaços Multimédia das Bibliotecas Municipais (Oeiras, Algés e Carnaxide).

A par do concurso por eliminatórias realizar-se-ão um conjunto de actividades complementares ao longo da semana, nomeadamente, a presença junto à Biblioteca do CDTI Móvel, um espaço interactivo de divulgação das TIC (FDTI), a realização de várias oficinas dedicadas a aplicações tecnológicas e palestras e debates em redor de plataformas interactivas e do processo de pesquisa de informação na Web.

Em síntese, esta iniciativa pretende fundamentalmente promover a utilização da Internet enquanto recurso de informação junto dos jovens do Concelho de Oeiras, abrangendo os domínios do conhecimento, tecnologia e inovação, áreas de intervenção estratégicas das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Pode obter mais informações sobre o evento e formas de participação nas várias acções através de contacto com os Espaços Multimédia:

BMO: telefone 21 440 66 96 e-mail multimedia.bmo@cm-oeiras.pt
BMA: telefone 21 411 89 76 e-mail multimedia.bma@cm-oeiras.pt
BMC: telefone 21 417 01 65 e-mail multimedia.bmc@cm-oeiras.pt

Para informações actualizadas visite o Blog Oeiras Internet Challenge - consulte diariamente as novidades e notícias, a área de recursos e actividades paralelas ao Torneio, entre outros conteúdos. Veja também os nossos folhetos divulgativos: 1 e 2

Aceite o desafio!

Sem comentários: