sábado, 4 de novembro de 2006

AUTOR DO MÊS - Manuel António Pina

MANUEL ANTÓNIO PINA

manuel-antonio-pina.JPG

Nota Biográfica


Manuel António Pina nasceu no Sabugal, na Beira alta, em 1943. É poeta, autor de livros infantis e tradutor. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra foi, entre 1971 e 2001, jornalista no Jornal de Notícias (Porto), com as funções de Editor e Chefe de Redacção. Além do Jornal de Notícias, teve ainda colaboração dispersa por outros órgãos de comunicação, entre imprensa escrita, rádio e televisão. Foi também professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto e membro do Conselho de Imprensa.
É autor de mais de três dezenas de obras de poesia, crónica, ensaio e literatura infantil e ainda de duas dezenas de peças de teatro. A sua poesia, bem como a sua obra infanto-juvenil encontra-se traduzida em várias línguas. Aliás, grande parte da sua obra para a infância está representada em manuais escolares e publicada em antologias em Portugal e Espanha.
Integrou as representações oficiais da literatura portuguesa na Feira do Livro de Frankfurt (1997), Salão do Livro de Paris (2000) e Salão do Livro de Genève (2001). Foi bolseiro do Centro Internacional de Teatro de Berlim junto do Grips Theater (Berlim) e poeta residente convidado da cidade de Villeneuve-Sur-Lot (França).
Recebeu já mais de uma dezena de prémios literários, quer pela totalidade da obra, quer por livros individualmente.

O Autor na Wikipédia.
Informações sobre o autor no site do IPLB.
O Autor no Projecto Vercial.

Bibliografia


historias.gif pequenolivro.gifpoesiareunida.gif

ver títulos deste autor no catálogo da biblioteca

Sem comentários: