Viagens por Entre Linhas
Caminhamos um caminho de palavras…[1]
Dando continuidade ao propósito de fomentar uma relação de parceria entre as bibliotecas, os jardins-de-infância, as escolas e as famílias, a Câmara Municipal de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, iniciou em Outubro o projecto Viagens por Entre Linhas.
Integrado no programa municipal de Promoção da Leitura Oeiras a Ler, no qual a promoção da leitura é claramente assumida como uma prioridade estratégica no cumprimento da missão das bibliotecas públicas, este é um projecto direccionado para a infância e, por isso mesmo, determinado pelo objectivo de ajudar à formação de crianças leitoras.
A reflexão em torno da questão da promoção da leitura e a avaliação das estratégias que têm vindo a ser adoptadas apontam, cada vez mais, para a necessidade de um envolvimento concertado dos vários agentes com responsabilidades no processo de formação de leitores – os educadores e professores, os técnicos de Biblioteca e Documentação e a família.
Cientes do desafio e da responsabilidade de um projecto com o propósito de contribuir para a formação de crianças, as técnicas implicadas na animação da leitura[2] têm procurado desenvolver um corpus teórico-prático que sustente e garanta a qualidade da oferta das bibliotecas nesta área, quer através da formação específica, como é o caso do “Círculo de Estudos – Ler para Crescer”, quer através de um trabalho regular e continuado, reflexivo e crítico no que respeita à selecção dos livros e leituras, aos objectivos e à dinâmica de cada actividade.
Em Outubro se iniciou uma viagem feita de muitas pequenas viagens… Viajámos pelos contos tradicionais, pela poesia, pelas lenga-lengas, pelos trava línguas, pelos contos de autor, pelos álbuns de imagens… E nesse percurso inventámos jogos para escolher e partilhar histórias, reconstituímos as narrativas, através das personagens e das acções, rimos e comovemo-nos com a poesia e fomos descobrindo, redescobrindo e aprendendo que a leitura inaugura sempre um mundo novo e que, por isso mesmo, sempre que lemos crescemos…
Assim, duas vezes por semana – às vezes três –, as bibliotecas têm vindo a oferecer aos jardins-de-infância e às escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico do Concelho de Oeiras, actividades dinamizadas pelas técnicas em torno do livro e da leitura dinamizadas pelas técnicas ligadas ao Sector Infantil e Juvenil.
Aos sábados, as actividades são destinadas às famílias. Por cá têm passado muitos pais com os filhos, muitos avós com os netos e muitos amigos.
De Outubro a Junho, passaram pela Biblioteca Municipal de Algés 50 grupos de crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e pela Biblioteca Municipal de Carnaxide 25 grupos, o que perfaz um total de cerca de 2000 crianças.
De entre as muitas escolas e Jardins-de-Infância que participaram connosco nestas Viagens, não queremos deixar de sublinhar a vinda de dois grupos de crianças surdas do Instituto Jacob Rodrigues Pereira, o qual manifestou a intenção de participar nas actividades de promoção da leitura levadas a cabo pela Biblioteca Municipal de Algés. Dada a especificidade deste grupo de crianças, as técnicas conceberam uma actividade em colaboração com os professores e um intérprete da Língua Gestual Portuguesa. Foi uma experiência muito positiva e a prova de que a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência passa, também, por estes pequenos grandes passos.
São viagens de ida e volta estas que se fazem com os livros e as leituras. Quem vem, regressa e traz um amigo.
Caminhamos um caminho de palavras…
E nesse caminho, aprendemos todos os dias que "há palavras que fazem bater mais depressa o coração – todas as palavras – umas mais do que outras, qualquer mais do que todas. Conforme os lugares e as posições das palavras. Segundo o lado de onde se ouvem – do lado do Sol ou do lado onde não dá o Sol."[3]
As viagens são feitas de muitas rotas, de muitos caminhos possíveis, de muitas surpresas e alguns imprevistos.
São o lugar e o tempo para fazer nascer olhos de gigante e coração de pássaro.
Isso as torna tão fascinantes.
Como a leitura.
[1] António Ramos Rosa
[2] Não podemos deixar de referir o nome das técnicas de biblioteca e documentação que, todos os dias, trabalham com em prol destes objectivos, em parceria com outras técnicas, com as escolas e com as famílias. São elas: Ana Isabel Santos, Vera Nunes (BMA), Isabel Machado, Maria Paula Cruz (BMC), com a colaboração de Anabela Alves e Clara Ferreira (BMA) e Sofia Raminhos (BMC).
[3] Almada Negreiros
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