quarta-feira, 18 de maio de 2016

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas. "As lutas operárias contra a carestia de vida em Portugal", com José Pacheco Pereira






Logo à noite, às 21H30, terá lugar a 4ª sessão do projeto Livros Proibidos. O livro em análise é de José Pacheco Pereira, intitulado As lutas operárias contra a carestia de vida em Portugal: a greve geral de Novembro de 1918Este texto, publicado em 1971, marca a estreia literária de José Pacheco Pereira. Trata-se de um estudo sobre a História Portuguesa, no que diz respeito às características gerais do proletariado português e dos movimentos operários entre 1871 e 1918, ano em que terminou a Primeira Guerra Mundial. Um ano muito especial para a Europa e particularmente para Portugal, caracterizado por muitos tumultos. Havia escassez de bens, assaltavam-se as mercearias, as lojas, os armazéns de mantimentos. É um período de grande instabilidade política com tentativas de instauração de regimes ditatoriais e com assassinatos políticos. Um ano atípico e de grande violência em Portugal, que contraria a ideia amplamente defendida de que Portugal é um país de brandos costumes. É o ano de assassinato por razões sociais, é o período em que o patronato português, à imagem do espanhol, cria um exército de ação armada constituído por pistoleiros cujo objetivo era furar as greves. Este livro seria apreendido e proibido de circular pela PIDE que viria a instaurar um processo ao nosso autor, sob a direção de António Rosa Casaco. Após uma rusga da PIDE à sua casa, a 3o de Abril de 1973, viveu na clandestinidade, da qual só sairia completamente após o golpe de 11 de Março de 1975.

O livro dito e comentado pelo próprio autor. A moderação é de Ricardo Costa


Consulte o Guião aqui.

Informações
214406330

1 comentário:

Ana Santos disse...

Uma sessão que nos deu um prazer imenso.
O poder de comunicação, a análise critica e acutilante, o conhecimento, a experiência de vida e o prazer que tem em falar com/ás as pessoas tornam únicos os momentos curtos ou longos em que estamos na presença de Pacheco Pereira. Quantas histórias... pena ser pouco o tempo.
Uma nota... Pacheco Pereira não necessita de moderador...
Aguardamos mais conversas com Pacheco Pereira