quarta-feira, 20 de abril de 2016

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas. Manhã submersa, de Vergílio Ferreira. Com Lauro António


Logo à noite, às 21H30, terá lugar mais uma sessão do projeto Livros Proibidos. O livro em análise será Manhã Submersa, de Vergílio Ferreira, pela voz de Lauro António. A não perder!


Manhã Submersa, de Vergílio Ferreira, é um texto publicado em 1954, baseado em aspetos autobiográficos dos tempos de adolescência do autor no Seminário do Fundão. O livro retrata a vida de um adolescente no mundo austero do Seminarismo. Um lugar retratado como uma prisão, local de clausura, símbolo de terror e do exercício de um poder déspota e totalitarista, reproduzindo mentes acéfalas, disciplinadas e acríticas. Motivos suficientes para ser sancionado pelos agentes do Estado Novo, na defesa dos valores da ditadura.
A obra foi adaptada para cinema, com o título homónimo, em 1980. A realização é de Lauro António, sendo Vergílio Ferreira o ator principal, na figura do Reitor do Seminário. O filme ganhou alguns prémios e foi selecionado para o óscar de melhor filme estrangeiro. Razões suficientes para ter como convidado o cineasta Lauro António para nos falar de um texto e de um autor que conhece na intimidade. A moderação é de Nicolau Santos.

Consultar Guião aqui
Informações
214406330 ou ana-jardim@cm-oeiras.pt

Sem comentários: