quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Manifesto para a Ciência em Portugal, por Manuel Heitor e Alexandre Quintanilha

Cumpre-se este ano os 25 anos sobre a apresentação pública do Manifesto que José Mariano Gago, antigo Ministro da Ciência, lançou para a Ciência em Portugal.
O Manifesto colocou a Ciência na agenda política nacional, sendo nesta altura de reafirmar que a Ciência é necessária, para todos.
A este pretexto, os professores Manuel Heitor e Alexandre Quintanilha promovem um debate sobre a pertinência e a indispensabilidade dos enunciados propostos com aquele Manifesto, nas Conversas na Aldeia Global de 3 de dezembro (quinta-feira), pelas 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
No mesmo sentido, será feita também alusão ao Manifesto “O Conhecimento Como Futuro”, encabeçado por Manuel Heitor (IST), Maria Fernanda Rollo (IHC – UNL), António Cunha (UM), João Costa (CL, UNL) e Alexandre Quintanilha (I3s, UP). Pretende-se assim reforçar a indispensabilidade de incentivar o conhecimento como caminho inevitável para o futuro do país.

Aos 57 anos, o investigador Manuel Heitor foi nomeado Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI Governo. É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa e dirige o “Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+”, do IST. Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Governo de Portugal, entre Março de 2005 e Junho de 2011. É doutorado pelo Imperial College de Londres, na área de Engenharia Mecânica, 1985, tendo feito um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia em San Diego em 1986. Desempenhou as funções de Presidente-Adjunto do Instituto Superior Técnico entre 1993 e 1998, tendo-se dedicado desde o início dos anos 90 ao estudo de políticas de ciência, tecnologia e inovação, incluindo políticas e gestão do ensino superior. Enquanto secretário de Estado envolveu-se ativamente no aumento do financiamento público e privado para atividades de ciência e tecnologia e na reforma e modernização do ensino superior.


Alexandre Quintanilha é um dos mais reputados cientistas portugueses com reconhecimento internacional. Depois de se ter licenciado e doutorado em Física Teórica, reorientou a sua carreira científica para a Biologia, tendo permanecido na Universidade de Berkley durante 20 anos. Fixou-se no Porto em 1991, onde integrou o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, desde 1997, e dirigiu o Instituto de Biologia Molecular e Celular. Alexandre Quintanilha entrou na vida política após a reforma como docente e investigador universitário, em 2015, foi eleito deputado pelo Partido Socialista nas recentes eleições legislativas e nomeado presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
Não perca mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo. 

Sem comentários: