sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Conversas na Aldeia Global - O Futuro da Cidadania: do plano local ao nível global, por Jorge Sampaio

O Ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, vai estar na Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira 11 de dezembro, pelas 21h30, para abordar o tema "O Futuro da Cidadania". A partir da sua vivência enquanto estadista, virá refletir sobre o atual momento e perspetivas futuras do país.
Jorge Sampaio, depois de dois mandatos como Presidente da República, foi designado em Maio de 2006, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose, e, em Abril de 2007, nomeado, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Alto Representante para a Aliança das Civilizações.
Jorge Sampaio manteve, ao longo dos anos, uma constante intervenção político-cultural, nomeadamente através da presença assídua em jornais e revistas (Seara Nova, O Tempo e o Modo, República, Jornal Novo, Opção, Expresso, O Jornal, Diário de Notícias e Público, entre outros). De entre outras publicações da sua autoria, destaca-se o título «A Festa de Um Sonho» (1991), uma coletânea dos seus textos políticos.

Atualmente é responsável pela Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, fundada por si, em parceria com o Conselho da Europa, Liga Árabe, Instituto Internacional de Educação, União para o Mediterrâneo e alguns governos nacionais.

Foi agraciado com várias condecorações e tem recebido diversas distinções nacionais e estrangeiras.
 

Sugerimos a consulta da página de arquivo da Presidência e da página de Jorge Sampaio para conhecer o seu percurso biográfico.


Não perca mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo.

Sem comentários: