sexta-feira, 31 de outubro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Conversas na Aldeia Global: Portugal na Europa, Que Futuro?, por Eduardo Lourenço
Na quinta-feira, 6 de Novembro, pelas 21h30, as Conversas na Aldeia
Global contam com a participação do Professor Eduardo Lourenço para, a
partir das suas obras e ensaios, partilhar com o público as questões que
caracterizam os tempos atuais e as situações de conflito que marcam a atuação
em sociedade nos dias de hoje.
Eduardo Lourenço nasceu em 1923 em São Pedro de Rio Seco (Guarda). Professor, filósofo, crítico e ensaísta, é considerado um dos maiores pensadores portugueses. Embora tenha residido em França desde os anos 1960, manteve sempre uma forte ligação a Portugal, refletindo sobre a sociedade portuguesa e a vida política do país.
Frequentou o Liceu da Guarda e formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra, onde foi professor entre 1947 e 1953, lecionou depois em várias universidades, como a da Baía, no Brasil, e nas Universidades de Hamburgo, Heidelberg, Montpellier, Grenoble e Nice. Fixando residência em Vence, lecionou, até à sua jubilação (1988-1989), na Universidade de Nice. A produção ensaística de Eduardo Lourenço, abrangendo diversas áreas, da literatura e da arte aos acontecimentos políticos contemporâneos, tornou-se um fenómeno singular na cultura portuguesa.
A sua obra tem sido também permeada pela literatura, levando-o a escrever sobre escritores portugueses, como Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Agustina Bessa-Luís, Jorge de Sena e José Saramago, entre outros, voltando a temas políticos quando a realidade o motiva a tal, como no caso da integração de Portugal na Europa.
Ao longo de toda a sua vida, recebeu variadíssimas distinções, nacionais e internacionais, como o Prémio PEN Clube, 1983; Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon, 1988; Prémio Camões e Prémio D. Dinis, 1996; Prémio Virgílio Ferreira, pela Universidade de Évora, 2000; condecoração francesa da Legião de Honra, 2002; Prémio Extremadura a la Creación, 2006; Prémio Pessoa, em 2011; e mais recentemente, o Prémio Jacinto do Prado Coelho, 2013.
Eduardo Lourenço é ainda Doutor Honoris Causa pelas Universidades do Rio de Janeiro (1995), Universidade de Coimbra (1996), Universidade Nova de Lisboa (1998) e Universidade de Bolonha (2006). Desde 2002 exerce as funções de administrador não executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Eduardo Lourenço incentivou inúmeras gerações do Portugal do séc. XX e XXI a questionar e a refletir sobre a identidade do povo português, seus mitos e desilusões, as suas relações com a Europa e a Lusofonia. Intérprete maior das questões da cultura portuguesa e universal, Eduardo Lourenço é tido como um dos mais prestigiados intelectuais europeus.
Contamos consigo em mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo!
Mais informações:
- Eduardo Lourenço – Vida (Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço)
- Eduardo Lourenço - Nota Biográfica (Fundação Calouste Gulbenkian)
- Eduardo Lourenço - Edição das Obras Completas
- Entrevista 19 Minutos de Leitura (05/06/2014)
- Eduardo Lourenço ganha prémio de ensaio Jacinto do Prado Coelho (Público – 20/11/2013)
(programa sujeito a eventuais alterações)
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Álvaro Laborinho Lúcio no Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras
No passado mês de Setembro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras leu "O chamador" da autoria de Álvaro Laborinho Lúcio.
No âmbito da participação das Bibliotecas Municipais de Oeiras no Festival do Primeiro Romance de Chambéry (França), "O Chamador" que marca a estreia do autor na ficção é um dos livros da lista de pré-selecção para este Festival.
Ao longo de quase 2 horas Álvaro Laborinho Lúcio falou sobre este diálogo entre a imaginação e a memória, entre a fantasia e a realidade, um homem do teatro vai desfiando a trama da sua vida passada. Das ruas, praças e dos becos por onde andou, ergue o cenário de uma terra de que se apropria como sua. Da gente, esquecida ou marginalizada, constrói um alfabeto de nomes, e escolhe as personagens que "chama" para o acompanharem no caminho que conduz a uma possibilidade de verdade.
Na estreia ficcional de Álvaro Laborinho Lúcio, a itinerância intelectual, a mobilidade geográfica e social, a diversidade de tipos humanos retratados e a total disponibilidade para melhor os conhecer e compreender derivam do riquíssimo percurso pessoal e profissional do autor.
Sempre ligado à Justiça, operando num setor da vida pública em que a garantia dos direitos de uns passa pela supressão dos direitos de outros, Laborinho Lúcio presta aqui homenagem aos proscritos e esquecidos da sociedade, e restitui-lhes a estatura humana que lhes é devida.
Publicado por: Bruno Duarte Eiras às 11:36
Categorias Grupos de Leitores, Grupos de Leitores - Festival do Primeiro Romance
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Livros Proibidos - Ciclo de Conversas - Adiamento da sessão de dia 22 para dia 29 de Outubro, quarta-feira, às 21H30
Por razões que se prendem com compromissos profissionais de Maria Flor Pedroso, a sessão prevista para o próximo dia 22 de Outubro foi adiada para o dia 29 de Outubro, quarta-feira, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. O livro em análise será O Amante de Lady Chatterly, de D. H. Lawrence, pelo olhar de Paula Moura Pinheiro.
Devido à importância que atribuiu à paixão amorosa nos seus livros onde, muitas vezes, inclui as meticulosas descrições do amor físico, o autor britânico D. H Lawrence foi causador de acesa controvérsia, no seu tempo. Mais tarde passou a ser visto como alguém que revolucionou a prosa ficcional no século XX. Em 1928, já radicado em Florença, Lawrence publicou o mais célebre romance O Amante de Lady Chatterly alvo de sucessivas proibições e cujo texto integral só veio a público em 1959, em Nova Iorque. A obra incide sobre o relacionamento amoroso entre a mulher de um aristocrata inglês e um guarda-florestal da propriedade. O nosso autor nasceu em Eastwood, Reino Unido, em 1885 e veio a falecer aos 44 anos após publicação do romance, sem chegar a ver a obra publicada no seu país de origem. Na verdade, todos os seus textos envolveram sempre alguma polémica relativa às questões de publicação na pudica Inglaterra, herdeira da moral vitoriana na primeira metade do século XX. Não só foi destruída como não pôde ser vendida durante muitos anos pelo seu caráter erótico, da livre vivência do corpo e da sexualidade.
D.H. Lawrence pela voz e o conhecimento da jornalista Paula Moura Pinheiro. A não perder.
Informações
21 4406330 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt
sábado, 11 de outubro de 2014
Oeiras Internet Challenge- Edição Escolas
O Oeiras Internet Challenge, projeto da Câmara Municipal de Oeiras promovido através das Bibliotecas Municipais de Oeiras, consiste numa iniciativa anual em torno da pesquisa e seleção de informação na Internet.
A edição deste ano é dedicada aos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário do concelho de Oeiras no sentido de estreitar a cooperação com a rede escolar concelhia e alertar a comunidade escolar para a temática da literacia da informação, tendo como objetivo desenvolver as competências de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação online.
Concorre e Ganha Prémios!
Informações: http://oeirasinternetchallenge.blogspot.com
BM Algés: 210 977 483
BM Carnaxide: 210 977 432
BM Oeiras: 214 406 696
Grupos de Leitores de Oeiras na Time Out e no Expresso
Os Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras foram mencionados na edição da semana passada da revista Time Out e do jornal Expresso.
A decorrer desde 2007 os nossos grupos de leitores reúnem mensalmente na Biblioteca Municipal de Oeiras, Algés e Carnaxide, em sessões dinamizadas pelos próprios técnicos das bibliotecas, e sempre com um conjunto de leitores regulares, interessados e motivados.
Ao longo destes 7 anos e em mais de 180 sessões foram lidos c. de 50 títulos de livros e organizados encontros com escritores, cursos e workshops, visitas temáticas e sessões de cinema. Tivemos sessões mais participadas e animadas do que outras, e livros de que gostámos mais do que outros, mas sempre o gosto pela leitura, pela partilha de opiniões e pelo livro como forma de sociabilização foi enorme.
Obrigado a tod@s os nossos fiéis amigos de leituras!
Ao longo destes 7 anos e em mais de 180 sessões foram lidos c. de 50 títulos de livros e organizados encontros com escritores, cursos e workshops, visitas temáticas e sessões de cinema. Tivemos sessões mais participadas e animadas do que outras, e livros de que gostámos mais do que outros, mas sempre o gosto pela leitura, pela partilha de opiniões e pelo livro como forma de sociabilização foi enorme.
Obrigado a tod@s os nossos fiéis amigos de leituras!
Informações e inscrições:
Biblioteca Municipal de Oeiras, Algés e Carnaxide
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Questionário sobre ebooks nas Bibliotecas Municipais de Oeiras
A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras agradece a sua colaboração no preenchimento do questionário disponível neste endereço: http://tiny.cc/5d53lw
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Parabéns Patrick Modiano! Prémio Nobel da Literatura 2014.
A Academia Sueca atribuiu o Prémio Nobel da Literatura 2014 ao escritor francês Patrick Modiano.
Patrick Modiano nasceu a 30 de Julho de 1945, em Boulogne-Billancourt, num subúrbio de Paris.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
FÁBRICA DA RECICLAGEM na Biblioteca Municipal de Carnaxide
A "Fábrica da Reciclagem" está quase de partida...
...podes ainda visitá-la na sala infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide!
sábado, 4 de outubro de 2014
Biblioteca Municipal de Carnaxide | Apresentação do livro «Os Venturosos», por Alexandre Honrado
Alexandre Honrado vai estar na Biblioteca Municipal
de Carnaxide no sábado 18 de outubro, pelas 16h00, para uma apresentação do livro “Os
Venturosos”.
No
mês das comemorações da Implantação da República, convidamos Alexandre Honrado,
autor dos romances históricos “Carlota Joaquina, A Rainha Que Amou De Mais” e
“D. Maria I”, a divagar sobre a História tal como foi e ironizando tal como lhe
apraz, a partir dos livros,
divertidos e picarescos, cheios de personagens que relembram algumas bem nossas
conhecidas. "Os Venturosos", é na verdade
um retrato do que hoje somos, concluindo que, afinal, venturosos somos nós,
quando pegamos no nosso destino e o lideramos.
Nascido em Lisboa, em 1960,
Alexandre Honrado é jornalista, escritor, professor, coordenador do Centro de
Estudos Nelson Mandela e investigador do Centro de Pesquisa
e Estudos Sociais.
Alexandre Honrado tem quase uma
centena de livros publicados, alguns premiados e traduzidos em Espanha, na
Colômbia e na Coreia do Sul, entre outros países.
O vencedor do prémio literário Maria Rosa Colaço 2013 atribuído pela Câmara de Almada é também o autor do livro "Palhincócegas", que foi considerado um dos melhores livros do mundo para crianças, por um conjunto de críticos reunido na Biblioteca Nacional de Paris.
O vencedor do prémio literário Maria Rosa Colaço 2013 atribuído pela Câmara de Almada é também o autor do livro "Palhincócegas", que foi considerado um dos melhores livros do mundo para crianças, por um conjunto de críticos reunido na Biblioteca Nacional de Paris.
Encontro organizado em parceria com a Livraria Apolo 70.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Carta de Serviços das Bibliotecas Municipais de Oeiras - Monitorização
A Carta de Serviços das Bibliotecas Municipais de Oeiras, criada no âmbito da Certificação da Qualidade, define um conjunto de indicadores que permitem aferir o funcionamento regular das bibliotecas municipais ao monitorizar mensalmente um conjunto de áreas chave.
Durante o mês de Setembro todos os indicadores foram monitorizados e encontram-se com o desempenho previsto.
Durante o mês de Setembro todos os indicadores foram monitorizados e encontram-se com o desempenho previsto.
"IMAGENS PARA RESPIRAR E CUIDAR" - Exposição de Ilustração na Biblioteca Municipal de Carnaxide
IMAGENS PARA RESPIRAR E CUIDAR
De Irina Raimundo
e Inês Pardal
Ilustrações sobre histórias que fazem bem
ao planeta.
Árvores de mil cores, animais preocupados,
personagens bizarras e grandes heróis ambientais...
na Sala Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide,
nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
TOP das Bibliotecas Municipais de Oeiras
Fique a conhecer quais os livros de ficção mais procurados na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras em JUlHO, AGOSTO e SETEMBRO de 2014.
Este TOP tem uma actualização trimestral.
1.º José Rodrigues dos Santos - O milionário em Lisboa
2.º Miguel Sousa Tavares - Madrugada Suja

3.º Dan Brown - Inferno
4.º Isabel Allende - O jogo de Ripper

5.º José Rodrigues dos Santos - O homem de Constantinopla

Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitectura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior coleccionador de arte do seu tempo. Mas Kaloust foi mais longe do que isso.Tornou-se o homem mais rico do planeta.
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Formação "Escrever para a Web" na Biblioteca Municipal de Algés | 11 de Outubro
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Questionário sobre ebooks nas Bibliotecas Municipais de Oeiras
A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras agradece a sua colaboração no preenchimento do questionário disponível neste endereço: http://tiny.cc/5d53lw
Subscrever:
Mensagens (Atom)