sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bruno Vieira Amaral com o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras

No passado dia 16 de Janeiro, Bruno Vieira Amaral, autor do livro "As primeiras coisas" esteve à conversa com o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras. A leitura deste livro enquadra-se no processo de selecção dos Grupos de Leitores para o Festival do Primeiro Romance de Chambéry deste ano.
 
Nesta sessão o autor falou-nos um pouco sobre o Bairro Amélia, as ideias para algumas das personagens e de como sentiu necessidade de fixar num texto/livro algumas das suas vivências, experiências e conhecimentos. Enquanto observador, Bruno Vieira Amaral, recorreu à técnica da "verdade fictícia " para transmitir partes de uma realidade social, que lhe pareceu relevante fixar no tempo e no espaço.
 
Destaca-se a capacidade para descrever as personagens, organizadas alfabeticamente, que têm como único, mais importante, elemento de ligação o facto de residirem num bairro da margem sul - Bairro Amélia.
 
De salientar ainda a referência ao espaço da biblioteca municipal como local de sociabilização, procura de emprego e de convívio, sendo o espaço onde o narrador toma contacto com as histórias, as vivências, a intimidade e os acontecimentos nem sempre felizes das personagens.

Sem comentários: