segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Maria Teresa Horta no Café com Letras


28 Setembro
21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras


Maria Teresa Horta nasceu em Lisboa. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Jornalista de profissão colaborou com diversos jornais e revistas entre os quais o “Diário de Lisboa”, “Diário de Notícias”, “Jornal de Letras e Artes”, “O Século” e “República”.

Entrou no mundo da literatura pela porta da poesia em 1960 com “Espelho Inicial”. Pertenceu ao grupo “Poesia 61”, grupo que teve origem numa revista, publicada em Faro e sob o mesmo nome, que apesar de efémera juntou poemas de Maria Teresa Horta e outros 4 poetas. Editou em 1971 as “Novas Cartas Portuguesas”, com Maria Velho da Costa e Isabel Barreno, onde as autoras evidenciam graves discriminações e injustiças do regime português, tendo-lhe valido essa publicação um processo judicial. Toda a sua poesia publicada entre 1960 e 2007 encontra-se em “Poesia Reunida”, um volume de 850 páginas e que a autora afirma ter o melhor de si.

O movimento feminista marca a vida e obra de Maria Teresa Horta tendo sido chefe de redacção da revista “Mulheres”.

Cinéfila assumida, foi dirigente do “ABC Cine-Clube” paixão que ainda hoje mantém e que marca presença na sua obra.

O seu mais recente livro, publicado no decorrer deste ano, “As Luzes de Leonor”, demorou 13 anos a escrever, um romance sobre a também poetisa e avó da autora, a Marquesa de Alorna.

Dia 28 de Setembro, a partir das 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Oeiras, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta das letras.

Entrada Livre

Sem comentários: