segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura 2011

O Dia Europeu da Internet Segura 2011 celebra-se terça-feira, 8 de Fevereiro. A edição deste ano é dedicada ao tema das “Vidas Digitais” com o slogan: “É mais do que um jogo. É a tua Vida!”.
De entre as várias entidades que realizam iniciativas associadas às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, destacamos a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa que promoveu, a 4 de Fevereiro, a Conferência EU Kids Online II Portugal - projecto de investigação com a finalidade de conhecer melhor os usos, riscos e segurança online das crianças europeias.
A Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras associa-se a estas celebrações através da divulgação e dinamização de conteúdos sobre riscos e aconselhamento para uma navegação na Internet com sentido e em segurança, além da seguinte programação “Infoliteracia” durante esta semana:

Navegar em Segurança na Internet
Dar a conhecer aspectos genéricos a ter em conta para uma navegação segura na Internet, nomeadamente, questões de segurança no computador, informação sobre os perigos e prevenção, sua relação com os blogues, os telemóveis, os vírus, as redes sociais, os chats e IMs, o Peer-to-Peer, o correio electrónico, o Cyberbullyng e Phishing.
Data/Duração: 8 de Fevereiro (terça-feira) - 10h00/11h30 e 13h30/15h00 Local: BM Carnaxide (Espaço Multimédia) Destinatários: Público escolar (alunos 2º ciclo - EB 2, 3 Vieira da Silva)


Iniciação à Informática e Processamento de Texto
Dar os primeiros passos na informática e literacias digitais, com particular incidência nas competências de utilização de hardware [teclado, rato e unidades de armazenamento de informação no computador] e software [sistema operativo, ficheiros, pastas e programas], além das funcionalidades do sw de processamento de texto e divulgação de conteúdos Internet Segura. Data/Duração: 9, 10, 24 e 25 de Fevereiro - 16h00/19h00) Local: BM Algés (Espaço Multimédia) Destinatários: Público adulto

Contactos e informações:

Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras - Espaços Multimédia

e-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt

Telf. 21.440.66.96 (BMO)

e-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt

Telf. 21.097.74.83 (BMA)

e-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt

Telf. 21.097.74.32 (BMC)

Sem comentários: