quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia 2009, por Guilherme de Almeida

Em 1609, Galileu Galilei (1564-1642) aperfeiçoou o telescópio e fez importantes descobertas através dele. Em 2009 comemoram-se 400 anos sobre as primeiras observações astronómicas de Galileu, com o telescópio, originando descobertas que abalaram o mundo, mudaram a nossa visão do Universo assim como do lugar do Homem no Universo.
Neste contexto, a palestra agendada para 7 de Outubro, pelas 16 horas, demonstrará alguns desses passos fundamentais, revelando informações interessantes sobre a vida fascinante e a obra diversificada deste matemático, físico e astrónomo nascido em Pisa.
Será também apresentado, pelo autor, o livro “Chamo-me Galileu Galilei".
Para comemorar o início das observações de Galileu, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano 2009 como Ano Internacional da Astronomia, abreviadamente designado por AIA2009. O AIA2009 é um acontecimento a nível mundial envolvendo 135 países, incluindo Portugal. Estão previstas diversas iniciativas e eventos, que serão referidos na palestra.
A presente conversa procura estimular o interesse e a divulgação da astronomia e da ciência em geral, especialmente entre os jovens.
Guilherme de Almeida nasceu em Lisboa (1950). É licenciado em Física pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1978), e também professor desta disciplina, tendo incluído a Astronomia na sua formação universitária.
Realizou e orientou mais de 60 palestras e comunicações sobre Astronomia, observações astronómicas e Física. Utiliza vários telescópios, mas defende a primazia do conhecimento do céu a olho nu antes da utilização de instrumentos ópticos de observação. Escreveu mais de 60 artigos sobre Astronomia e Física e é ainda autor de diversas obras ligadas à Física.
Contamos consigo!

Sem comentários: