segunda-feira, 30 de abril de 2007

Quem são os conferencistas presentes no II Encontro Oeiras a Ler

II Encontro Oeiras a Ler

Notas biográficas sobre os conferencistas


Briony Train










Briony Train é investigadora na Universidade de Sheffield e coordena os cursos de pós-gradução no Departamento de Estudos da Informação na área das bibliotecas.
De 1999 a 2002 foi professora na University of Central England, em Birmingham.
Iniciou a sua actividade profissional como gestora de marketing numa livraria e o seu trabalho envolveu, desde cedo, a concepção e o desenvolvimento de programas, iniciativas e eventos com escritores e /ou sobre literatura.
De entre as suas publicações destacam-se:
- Co-autoria do livro “Reading and Reader Development: the pleasure of reading” (2003);
- “Reading research”. In: Feather, J. & Sturgess, P. (eds). International Encyclopedia of Information and Library Science. London/New York: Routledge.
É colaboradora assídua em várias publicações periódicas, de entre as quais se destacam: ‘New Review of Children´s Literature and Librarianship’; ‘Bussiness Information Review’;’ Library Review’, ‘New Library World’; ‘Library Management’, ‘Public Library Journa’ e’ Library Association Record’.
É colaboradora assídua em várias publicações periódicas, de entre as quais se destacam: ‘New Review of Children’s Literature and Librarianship’; ‘Business Information Review’;’ Library Review’, ‘New Library World’; ‘Library Management’, ‘Public Library Journal’ e’ Library Association Record’.


Luca Ferrieri



Luca Ferrieri é director dos Serviços culturais e bibliotecários da Comuna de Cologno Monzese e tem vindo a desenvolver trabalho sobre o tema da teoria e prática da leitura, nomeadamente no que respeita às comunidades de leitores.
Licenciado em Filosofia, com uma tese sobre Filosofia e arte no pensamento de Adorno, fez também a Escola de Cinema da Comuna de Milão.
É colaborador regular em publicações periódicas, como sejam “Biblioteche oggi”, “Sfoglialibro”, “Culture del testo”, “Effe”, “Revisteria”, “Poliscritture” e publicou diversas obras, de entre as quais se destacam:

- Il lettore a(r)mato. Roma: Stampa Alternativa, 1993.;
- La promozione della lettura. Milão: Bibliográfica, 1996.;
- La lettura? Che storia! Che cosa leggere sulla lettura e sui lettori. 2ª ed. Modena: Servizio Biblioteche, 1997.
- Il piacere di leggere. Teoria e pratica della lettura. 2ª ed. Milão: Unicopli, 1998 (em colaboração com Piero Innocenti);

Escreveu o artigo Leitura no manual La Biblioteca Pubblica. G.V. Moscati (Dir). Milão: Unicopli, 2000 e um outro sobre Serviço de leitura na obra Lineamenti di biblioteconomia sob a direcção de G. Solimine e P. Weston, em vias de publicação.
Colaborou no volume La Biblioteca e l’immaginario. Milão: Ed. Bibliográfica, 2004, com o artigo Le biblioteche amorose.
Faz ainda parte da Comissão Editorial da revista “Biblioteche Oggi”, é consultor do site http://www.letturaweb.net/ , redactor em http://www.nopago.org/ e colaborador no blog http://gruppodilettura.wordpress.com/ .

Lúcia Cedeira Serantes



Lucía C. Serantes bibliotecária no Centro de Documentação e responsável pela Sala Juvenil do Centro Internacional do Livro Infantil e Juvenil, em Salamanca.
É licenciada em Documentação pela Universidade de Salamanca e mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Pittsburgh (EUA).
Foi professora associada no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade de Salamanca e colaborou em diferentes cursos de formação.
Os seus interesses profissionais centram-se nos públicos adolescentes e na sua relação com as bibliotecas, nas TIC e sua relação com a leitura e ainda na alfabetização profissional e no universo da banda desenhada.



Filipe Leal



Filipe Leal é licenciado em história pela Faculdade de Letras de Lisboa e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Educação e Leitura na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Desde 1988 que exerce a actividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas (Setúbal, Alcácer do Sal, Vendas Novas e Oeiras). Desde Novembro de 2002, é Chefe de Divisão das Bibliotecas, Documentação e Informação da Câmara Municipal de Oeiras.

Para além da sua actividade como bibliotecário desenvolve também uma actividade regular de docência e formação na área das bibliotecas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições, entre as quais se destacam: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), centros de formação de professores. Entre as matérias em que é formador destacam-se: promoção da leitura, bibliotecas escolares, difusão documental.

Ao longo dos anos tem desenvolvido um conjunto diversificado de projectos pioneiros na área da promoção da leitura e na área da aplicação das TIC na criação de novos serviços.


Martine Poulain

Martine Poulain dirige actualmente a Biblioteca do Instituto Nacional de História da Arte. Anteriormente havia coordenado o Serviço de Estudos e Investigação da Biblioteca Pública de Informação no Centro Georges Pompidou-Beaubourg, foi chefe de redacção da revista Bulletin des Bibliothèques de France e coordenou um centro de formação contínua e um mestrado em Assuntos do Livro na Universidade Paris X, Nanterre.
Doutorada em Sociologia, tem coordenado trabalhos de investigação e publicou várias obras e vários artigos sobre sociologia da leitura, sociologia dos públicos das bibliotecas, história da censura e história das bibliotecas no séc. XX.
De entre as suas publicações mais recentes, destacam-se:
- Histoire des bibliothèques françaises. Les bibliothèques au XXe siècle, colletif sous la direction de Martine Poulain, Paris: Le Cercle de la Librarie, 1992. ;
- Lire en France aujourd’hui, colletif sous la direction de Martine Poulain, Paris: Le Cercle de la Librarie, 1993. ;
- “La censure du livre” in Histoire de l’edition française, 1945-1995, sous la direction de Pascal Fouché, Paris: Électre-Le Cercle de la Librarie, 1998. ;
- Dictionnaire encyclopédique du livre, coordination scientifique de Jean-Dominique Mellot, Alain Naves, Martine Poulain, Philippe Schuwer, Paris: editions Électre-Le Cercle de la Librarie, 2002.

Encontra-se actualmente a preparar uma História das Bibliotecas Francesas sob a Ocupação (1940-1944).

Sem comentários: