sexta-feira, 27 de abril de 2007

II Encontro Oeiras a Ler

Dando continuidade à aposta iniciada em Junho deste ano, propomo-nos realizar nos dias 24 e 25 de Maio de 2007 a segunda edição do Encontro Oeiras a Ler, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, desta feita subordinado ao tema A Promoção da Leitura nas Bibliotecas Públicas Europeias.

A questão da leitura e da literacia, da sua promoção e mediação e o papel a desempenhar pelas bibliotecas públicas neste contexto impõe-se como uma reflexão necessária e urgente no mundo actual, pleno de potencialidades ao nível das redes comunicacionais e de informação mas também potenciador da info-exclusão, mercê das fortes assimetrias sociais que não permitem, de facto, uma efectiva equidade de oportunidades. Reflectir acerca dos novos papéis a desempenhar pela biblioteca pública para tornar possível e profícuo o cumprimento da sua missão é, por isso, determinante. Para o efeito, importa conhecer a forma como algumas bibliotecas públicas europeias têm respondido ao desafio, tendo em conta esta questão de âmbito global e a realidade objectiva e concreta dos respectivos países. Deste intercâmbio de experiências, procuraremos atentar na realidade portuguesa e prefigurar a forma como alguns modelos de intervenção podem ser aplicados ao contexto das bibliotecas públicas em Portugal.

O Encontro Oeiras a Ler rompe, pois, da esfera local para alargar a discussão destas questões a interlocutores de outros países, privilegiando, evidentemente, aqueles com forte e reconhecida tradição no âmbito da rede de leitura pública e das bibliotecas em geral, com o propósito explícito de marcar um espaço diferente e único no panorama dos Encontros e Congressos nacionais sobre esta temática e destinado aos agentes implicados na mediação da leitura: bibliotecários, professores e educadores.

O Encontro terá a duração de dois dias e prevê-se que conte com a presença de representantes de seis países - incluindo Portugal -, de reconhecido mérito internacional. Cada um dos especialistas proferirá uma conferência, à qual se seguirá um período de debate orientado por um moderador. O Encontro contará ainda com um especialista português, a quem caberá a tarefa de, no final, produzir uma análise crítica e lançar pistas de trabalho passíveis de aplicação no contexto das bibliotecas públicas portuguesas.

Além da conferência, os especialistas convidados terão ainda a incumbência de produzir um texto original no qual seja retratado o panorama geral do seu país relativamente ao tema. Estes textos serão posteriormente publicados, por forma a consubstanciar a memória do Encontro, a enriquecer a bibliografia portuguesa acerca deste tema e, consequentemente, o fundo documental do Centro Oeiras a Ler.

Sem comentários: