sexta-feira, 13 de abril de 2007

A importância de participar no Grupo de Leitores

Em Abril o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras abordou o teatro. O livro seleccionado para este mês foi a peça de Oscar Wilde "A importância de ser Ernesto" complementado pelo filme homónimo de Oliver Parker.

Depois de alguma conversa em torno dos "vários títulos" disponíveis para este livro (de referir que algumas traduções referem "A importância de ser Amável" outros "A importância de Verdadeiro"), descobrimos uma tradução que na dúvida sobre o verdadeiro significado atribuído à palavra Earnest - no original - optou por manter o termo.

Tal como previsto desde o início, ao longo deste ano vão ser lidos diferentes géneros e autores de forma a apresentar vários enredos e a criar diferentes sensações nos leitores.

Assim e como já é habitual foram muitas as opiniões em torno do conceito de casamento, do amor e das relações sociais. Mas o grande contributo foi dado por um participante do Grupo de Leitores que fez teatro amador e tinha já representado esta peça. Desta forma, com um contributo ao vivo da experiência em palco foi possível compreender melhor a arte da representação e a sua relação com a literatura.

- Página sobre Oscar Wilde [1], [2];
- Página do filme "A importância de ser Ernesto";
- Página da SparkNotes (análise da peça).

Sem comentários: