terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Vasco Graça Moura recebe prémio Vergílio Ferreira

"Qualquer prémio literário é importante para um autor e este foi uma instituição de grande prestígio a atribuí-lo [a Universidade de Évora]", realçou em declarações à Lusa o poeta de "Instrumentos para a melancolia". Outro motivo de satisfação referido por Graça Moura é o que se prende com a composição do júri, presidido pelo professor José Alberto Gomes Machado (por delegação do Reitor da Universidade de Évora). O nome do escritor foi o escolhido este ano pelos docentes universitários Isabel Allegro de Magalhães (Universidade Nova de Lisboa), José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra) e Ana Clara Birrento (Universidade de Évora) e ainda pela crítica literária Clara Ferreira Alves. Instituído em 1997, o prémio, atribuído anualmente, será este ano entregue em cerimónia pública na Universidade de Évora, dia 1 de Março, aniversário da morte de Vergílio Ferreira, um dos nomes cimeiros da novelística portuguesa do século XX.
Poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor, Graça Moura teve já várias das obras que produziu nestas disciplinas distinguidas com prémios nacionais e internacionais.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, exerceu vários cargos políticos e actualmente é eurodeputado. A sua estreia nas Letras data de 1963, com a recolha poética "Modo Mudando".

Notícia da Agência LUSA via RTP

Vasco Graça Moura esteve na Biblioteca Municipal de Oeiras, no passado dia 19 de Janeiro, integrado no projecto Café com Letras.

Sem comentários: