sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Gulbenkian - Casa da Leitura

Foi hoje apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian o novo portal dedicado à promoção da leitura: Casa da Leitura. Daquilo que nos foi dado a conhecer, antevemos que este portal se constitua como um recurso estratégico para todos os que em Portugal se dedicam à promoção da leitura.

Para além do SOL (em tudo inspirado no seu irmão gémeo espanhol), a mais valia deste novo portal é, na nossa opinião, o abz da leitura. Nesta componente no portal são compilados um conjunto de recursos:
  • Bibliografia
  • Orientações teóricas
  • Laboratório
  • Práticas
  • Projectos

Estes recursos dão corpo a um conjunto de reflexões sobre práticas de promoção da leitura que podem ser desenvolvidas no âmbito das bibliotecas públicas e das bibliotecas escolares.

Parece-nos que finalmente a promoção da leitura adquire um cáracter teórico-prático que a poderá subtrair ao amadorismo e ao voluntarismo mais ou menos inconsequente que é a regra no nosso país.

Iremos acompanhar com imenso interesse o desenvolvimento deste projecto, fazendo votos para que não seja mais uma iniciativa efémera.

p.s. Usem o link directo (www.casadaleitura.org), pois no Google os primeiros resultados estão relacionados com a Casa da Leitura brasileira. Mais uma coincidência... ou talvez não.

Sem comentários: