segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lapedo - uma criança no vale e na Biblioteca Municipal de Oeiras

Com efeito não se trata de um romance, nem de um livro de contos: não é, de todos, uma obra de ficção. Alguma vez eu haveria de tentar sair (momentaneamente, claro) da ficção para explorar outros caminhos de escrita...
Mas também é verdade que este assunto é tão interessante, tão apaixonante quanto um bom romance deve ser. E, factor adicional de sedução (para mim): trata-se de transmitir algo que, até agora, se tem mantido, em grande parte, no domínio restrito, quase esotérico, da Arqueologia.

É assim que começa a história do menino do Lapedo, contada por João Aguiar, um dos mais importantes achados arqueológicos dos últimos 100 anos.

Se na primeira sessão o Grupo discutiu calorosamente sobre o processo de hominização, a origem divina do Homem, a ideia da Eva primordial, as vivências dos nossos antepassado e sobre tantos outros assuntos que a história do menino do Lapedo evoca, a segunda sessão foi de divulgação científica como poucas vezes temos oportunidade de ouvir.

A convite do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras dois dos arqueólogos envolvimento nas escavações do menino do Lapedo - Francisco Almeida e Ana Cristina Araújo (IGESPAR) - vieram falar connosco e explicar-nos esta importante descoberta científica.
As imagens e os desenhos de campo, acompanhadas por uma excelente explicação permitiram compreender melhor a vivência deste nosso antepassado, perceber a transição entre o Homem Neandertal e o Homem Moderno há 25 mil anos e falar também sobre todo o processo de antecedeu a redacção deste livro de João Aguiar que contou com a participação da equipa envolvida.

Questões relacionadas com a conservação do Património e sobre outros desafios que a Arqueologia enfrenta também não foram esquecidos, até porque alguns desafiam a conservação do local onde este Menino foi encontrado.

O nosso obrigado aos arqueólogos Franciso Almeida e Ana Cristina Araújo por este momento de partilha, discussão e aprendizagem em torno de mais este importante livro de João Aguiar!

Entretanto, fica o convite para uma visita ao Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, em Leiria, para conhecer melhor este achado arqueológico.
- Biografia de João Aguiar (I, II);
- Menino do Lapedo (Wikipédia);
- Entrevista com Erik Trinkaus (Ciência Hoje);
- Imagens do Menino do Lapedo (IPA).

Fotos: IPA, BMO

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom blog com excelentes serviços e informações disponibilizadas.

Continuem o bom trabalho!