quarta-feira, 20 de junho de 2007

United Nations Literacy Decade 2003-2012


Na página da UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL) - anteriormente designado de Institute for Education (UIE) - está disponível uma apresentação multimédia divulgada durante a Conferência Europeia de Literacia que decorreu em Lyon, em Abril de 2005, sob o título - International Literacy Poster Intermedial Exhibit. Ao som da música dos Pink Floyd (Another Brick in the Wall), é apresentada uma sequência de cartazes internacionais representativos do conceito de literacia.
«Literacia é mais do que leitura e escrita - é fundamentalmente sobre a comunicação em sociedade. É sobre as práticas sociais e as relações humanas, sobre conhecimento, língua e cultura. Enquanto uso da comunicação escrita encontra espaço nas nossas vidas através de outros caminhos de comunicação. Pode mesmo considerar-se que a literacia por si só adopta muitas formas: no papel, no ecrã de computador, na TV, em posters ou sinais. Aqueles que aplicam a literacia adoptam-na como uma concessão – mas aqueles que não a usam, estão excluídos de muitos meios de comunicação disponíveis no mundo actual. Certamente, esta situação exclui aqueles que melhor apreciam a noção de "Literacia como Liberdade"».
A cmgrafix visual communication, empresa do designer Christiane Marwecki, possui no seu portfólio outros vídeos realizados para a UNESCO e ilustrativos da permanente exigência em elevar os níveis mundiais de literacia:
United Nations Literacy Decade 2003-2012 - International Posters on Literacy
International Literacy Day in Africa -
Tv Clip in Four Languages (versão portuguesa)

Cartaz: Read Canada - National Program of Frontier Colege

Sem comentários: