quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Difícil é Educá-los


David Justino é o convidado da segunda sessão de Conversas na Aldeia Global, a realizar quinta-feira 17 de Fevereiro, pelas 21H30, sob o mote Difícil é Educá-los. Este é o título do seu mais recente ensaio para onde transpõe algumas reflexões sobre os problemas da educação em Portugal. Tendo como ponto de partida o atraso educativo português, David Justino procura analisar os diferentes factores e expressões explicativas desse atraso, centrando-se em três dimensões - mais educação, melhor educação e maior equidade social.
Assim, nesta Conversa irá abordar a questão "O que queremos da educação em Portugal?", pergunta decisiva para a qual é urgente que se encontrem respostas, além de apontar caminhos quanto aos seus propósitos, às suas finalidades e objectivos estratégicos numa sociedade em mudança. É feita ainda a proposta de reflexão sobre o papel do Estado na educação, o que tem sido, o que é e o que pode ser, bem como sobre as dimensões associadas à reforma e a urgência em voltar a pensar o futuro.
David Justino nasceu em Oeiras. É licenciado em Economia, doutorado em Sociologia, professor associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do CESNOVA. O vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian de Ciência e Tecnologia (1987), iniciou a actividade política na sua terra natal, com o desempenho do cargo de vereador na Câmara Municipal de Oeiras, a partir de 1993. Foi Ministro da Educação (2002-2004) e desde 2006, é assessor da Presidência da República para os Assuntos Sociais. A sessão conta com a moderação do jornalista Vasco Trigo.

FOTO: Infopédia



Sem comentários: