segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Internet Segura na Biblioteca de Carnaxide


É mais do que um jogo. É a tua vida!
À semelhança de anos anteriores, no dia 8 de Fevereiro, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras aderiu, uma vez mais, às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura.

Na Biblioteca Municipal de Carnaxide, realizaram-se duas sessões de sensibilização com o tema Navegar em Segurança na Internet para turmas do 6º e 8º anos da EB23 Vieira da Silva, sessões estas, baseadas em actividades de promoção de uma navegação segura, crítica e responsável na Internet.

Perante a questão “Conhecem o conceito de Web 2.0?”, as respostas foram, por unanimidade, negativas. E não deixa de ser curioso, o facto de cada um dos jovens alunos se afirmar participante activo nas redes sociais, como o Facebook.

No entanto, desconhecem algumas das características, potencialidades de partilha e de comunicação dos ambientes digitais que, por sua vez, têm implicações ao nível da privacidade e sigilo pessoais. No conjunto, foram trocadas opiniões e ideias que permitem tornar a Internet Segura, e que importa debater e divulgar, tanto entre os alunos como junto dos professores e encarregados de educação.

A sessão apresentou o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento e que também envolve a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN e a Microsoft Portugal.

Recursos “Internet Segura”:
- Centro de Recursos SeguraNet
- Encarregados de Educação
- Jogos e actividades para os 1º e 2º ciclos
- Jogos e actividades para o 3º ciclo e secundário
- Creative Commons

Sem comentários: