sábado, 5 de junho de 2010

Conversas na Aldeia Global: Desassossego Tecnológico, por Leonel Moura

Na quinta-feira, 17 de Junho, pelas 21h30, as Conversas na Aldeia Global contam com a participação de Leonel Moura.
Nas últimas décadas, a ciência e a tecnologia deram passos de gigante. Os cientistas da segunda metade do século XX e do início do XXI alcançaram, em muito pouco tempo, níveis inimagináveis de conhecimento. A nossa visão dos mais variados aspectos do Universo, da vida, da mente e da tecnologia mudaram radicalmente.
Segundo Leonel Moura, "O mundo anda em desassossego" e "Impõe mudança e velocidade. Perante isto existem duas atitudes. Resistir ou evoluir mais depressa com base na criatividade". Leonel Moura, defende a segunda opção. Cientista, artista, comissário de exposições e escritor cujo trabalho na área da criatividade artificial vem sendo internacionalmente reconhecido, reuniu recentemente no livro com o título Desassossego Tecnológico, alguns dos artigos de opinião que publicou no Jornal de Negócios on-line. Não abdica de estar na linha da frente da mudança que caracteriza o nosso tempo, destacando-se nestes últimos anos pelo trabalho nos domínios da robótica e inteligência artificial.
Em 2003 criou a primeira geração de robôs pintores capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais. Em 2006 surge RAP (Robotic Action Painter) que passa a figurar na colecção permanente do Museu de História Natural de Nova Iorque e que para além da produção de pinturas, decide por si próprio o momento em que a estas estão terminadas e assina. Também em 2006 segue-se ISU (O robô poeta) que constrói composições pictóricas, com letras, palavras e manchas de cor, muito ao estilo da Poesia Concreta e do Letrismo. Em 2007 é inaugurado o Robotarium em Alverca, primeiro equipamento do género em todo o mundo que se configura como uma espécie de pequeno jardim zoológico dedicado à vida artificial. Para além da arte robótica Leonel Moura dedica-se igualmente à arquitectura e tem produzido uma continuada reflexão sobre Criatividade, Inovação e a Cidade na linha do conceito das Cidades Criativas. Foi designado pela Comissão Europeia Embaixador Europeu da Criatividade e da Inovação 2009, ano em que organizou a exposição Inside [arte e ciência]. Este ano estreia RUR, O Nascimento do Robô, a adaptação de Leonel Moura da peça de teatro escrita por Karel Capek, onde três robôs, Naná (Babá em brasileiro), Primus e Helena, se movem livremente no palco, representam, falam e interagem com os actores humanos de forma autónoma.
Em mais um debate moderado por Vasco Trigo, e em jeito de desassossego, são abordados os grandes desafios da arte e ciência em articulação com o Manifesto da Criatividade e Inovação”. Contamos consigo!
Mais informações:

Sem comentários: