quinta-feira, 8 de novembro de 2007

As Nossas Sugestões - Novembro 2007

Título: A Imperfeição do Amor
Autor: Joaquim Mestre

De quem se fala:
Joaquim Mestre nasceu em Trindade, concelho de Beja. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Ciências Documentais. Vive no Alentejo, ermo a que alguns chamam a sua casa e onde as pessoas andam com o sol nas mãos e a lonjura no olhar. Vive num monte onde tem uma vinha e sonha um dia um fazer um grande vinho. Gosta de ler e sonhar, de comer e beber, de amar e viajar. E de escrever, também. É autor do livro de contos O Livro do Esquecimento e do romance O Perfumista, editado pela Oficina do Livro em 2006. É director da Biblioteca Municipal de Beja.
O que se diz:
Uma criança que adivinha o futuro e um homem que escreve cartas de amor cruzam-se num universo mágico de lendas e crenças. A vila de Mazouco, na Galiza, nunca mais foi a mesma desde a noite em que uma estrela parou sobre a taberna de Xosé Regueiro e nasceu o seu filho, Quico Regueiro. Os acontecimentos que se seguiram, deixando todos maravilhados, vão construindo e ao mesmo tempo desvendando uma teia narrativa que evoca autores como Juan Rulfo ou Gabriel García Márquez.
Está dito:
“No outro dia, antes de o sol nascer, fazem-se de novo à estrada na direcção de Lugo. O ambiente é outro, o silêncio deu lugar à curiosidade, ao interesse que Quico mostra por conhecer a vida e as histórias de Manoel de la Formoseda”.

Oficina do Livro; 189 p.



Título: O Oficial secreto
Autor: Catherine Jinks

De quem se fala:
Catherine Jinks nasceu em Brisbane em 1963. Cresceu na Papua Nova Guiné. Estudou História Medieval na Universidade de Sidney. Foi Jornalista durante vários anos.
Actualmente vive nas Montanhas Azuis com o marido e a filha.

O que se diz:
O Livro baseia-se em acontecimentos verídicos, envolvendo muitas pessoas reais. As suas histórias estão contadas parcialmente em registos inquisitoriais da época.
O enredo decorre no auge do poder da Inquisição. Como já se tinha afirmado, a maior parte das personagens são verídicas e um dos protagonistas é Bernardo Guy, braço direito de Torquemada. As cenas dos tribunais do Santo Oficio, assim como as condenações, também são verídicas. Bernardo Guy nomeia um padre para seu espião e para se livrar de todos os que lhe possam fazer frente.

Está dito:
“Nunca esquecerei o momento em que pousei os olhos sobre o meu senhor pela primeira vez, na mur de Toulouse. Eu tinha talvez uns dezasseis anos, era pequeno, magro e estava acorrentado como se fosse um boi. A minha cela era escura e húmida, viscosa de limo e excreções. Tinha sido obrigado a passar fome, espancado e cruelmente abandonado pelos meus parentes mais próximos”.

Bertrand Editora; 278 p.


Título: À Minha filha em França
Autor: Barbara e Stephanie Keating

De quem se fala:
Barbara e Stephanie Keating, são irmãs, cresceram no Quénia. Hoje, uma vive em França e a outra na Irlanda.

O que se diz:
Um testamento inesperado, a uma filha desconhecida, que vai alterar a vida de duas famílias.
Uma extraordinária história de paixões proibidas, de sacrifícios feitos por amor e pela honra, de coragem e heroísmo. Um drama histórico que se movimenta entre a França ocupada, a costa de Connemara e a região francesa das vinhas do Languedoc nos anos setenta.

Está dito:
“E depois, daqui a pouco tempo, quando a dor não for tão atroz, tão sufocante, então havemos de plantar as novas vinhas juntos. Por ti, por mim e pelo papá. E pelos nossos filhos.”

Edições ASA; 431 p.


Título: Tão longe de casa
Autor: Curtis Sittenfeld

De quem se fala:
Aos dezasseis anos, Curtis Sittenfeld ganhou o concurso de ficção da Seventeen Magazine e, alguns anos depois, da Mississippi Review. Tem escrito regularmente para publicações como The New York Times e The Washington Post. É licenciada pela Universidade de Stanford e pelo Iowa Writer’s Workshop, recebeu o Michener-Copernicus Society Award e actualmente trabalha como professora de Inglês a tempo parcial na St. Albans School, em Washington.

O que se diz:
Quando, aos catorze anos, Lee Fiora deixa a sua família para ir viver para um colégio interno com uma bolsa de estudo, logo fica estabelecido que a sua adaptação não será fácil. No mundo elitista e privilegiado dos colégios que dão acesso às mais prestigiadas universidades norte-americanas, Lee está como um peixe fora de água. Através da sua personalidade observadora, a jovem fornece-nos um retrato incisivo dos preconceitos sociais existentes, ao mesmo tempo que disseca os triunfos e as inseguranças que tornam a adolescência tão complexa. Bestseller eleito pelo The New York Times como uma das cinco melhores obras de ficção de 2005, adquirido já por 15 países, Tão Longe de Casa é o romance de estreia de uma autora que já foi comparada a Sylvia Plath e J. D. Salinger.

Está dito:
“.”

Editorial Presença; 420p.


Título: O cadáver tatuado
Autor: Val McDermid

De quem se fala:
Val McDermid cresceu numa comunidade mineira da Escócia e leccionou Inglês em Oxford. Foi jornalista durante dezasseis anos e actualmente dedica-se exclusivamente à escrita. Vive em Manchester.
Em 1995 recebeu o prémio Gold Dagger para o melhor romance policial do ano com O Canto das Sereias. Sentença de Morte foi galardoado com o Los Angeles Time Book Prize, classificado como Notable Book of the Year pelo New York Times, recebeu ainda os prémios Anthony, Macavity e Dilys para o melhor livro e foi finalista do Edgar Award. Também Assassino de Sombras foi eleito Notable Book of the Year pelo New York Times.

O que se diz:
Quando uma tempestade de Verão, num monte no Lake District, coloca a descoberto um cadáver repleto de tatuagens bizarras, lendas ancestrais voltam a ser relembradas.
Durante séculos, os habitantes da zona sussurraram que Fletcher Christian, o mentor do motim a bordo da malfadada Bounty, terá encenado o massacre da ilha de Pitcairn, e simulado a sua morte, para poder regressar a casa em segredo. Ainda hoje, continuam a correr rumores de que William Wordsworth, companheiro de infância de Christian, deu abrigo ao fugitivo e contou a sua história através de um poema épico – uma narrativa que desde então permanece escondida. Jane Gresham, perita universitária em Wordsworth, ela própria nativa de Lake District, quer saber de uma vez por todas se este manuscrito ainda existe – ou se alguma vez existiu.

Está dito:
“.”

Gótica; 430 p.

Sem comentários: