quinta-feira, 16 de março de 2017

E depois do Brexit e dos novos muros? por João César das Neves

Hoje, quinta-feira, 16 de março, pelas 21h30, tem início o 12º ciclo de “Conversas na Aldeia Global”, sob o mote Futuro Sustentável, inspirado na Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável para transformar o nosso mundo e nos 17 objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A abordar a dimensão económica, convidámos o conceituado economista João César das Neves para conversar sobre os desafios em redor da questão “E depois do Brexit e dos novos muros?”. 
Face às recentes mudanças políticas e a todas as incertezas e desigualdades que comprometem o desenvolvimento futuro, depois do “Brexit”, da vitória de Donald Trump e da emergência de novos muros ou nacionalismos económicos, o mundo vive uma mudança de época? O que vai acontecer? O que devemos fazer? 

Esperamos por si!
Recursos sobre a Agenda 2030 - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

terça-feira, 14 de março de 2017

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas. O Amante de Marguerite Duras. dia 24 de Março. Com Ana Gomes

No próximo dia 24 de Março, sexta-feira, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras terá lugar a segunda sessão do projeto Livros Proibidos. O livro em análise será O Amante, de Marguerite Duras. Trata-se de um dos maiores sucessos desta escritora que marcou a literatura francesa do século XX e o segundo livro a ser abordado no âmbito da temática definida para este ano e que é Corpo e Identidades. Um texto considerado autobiográfico e que relata a intensa paixão amorosa e sexual entre uma adolescente francesa, branca e pobre, de formação ocidental, e um chinês de classe alta da Indochina. Uma narrativa que expõe o relacionamento escandaloso e proibido entre uma jovem europeia e um oriental, algo inconcebível segundo o quadro normativo e as convenções sociais à época. Por outro lado, é também a afirmação de uma nove perspetiva, em que a mulher aparece como figura dominante, desconstruindo uma visão do feminino construída na matriz da solidão, da fragilidade e da dependência emocional. São diversos os fatores que conduzem a jovem até à relação intensa mas efémera com o seu amante: a situação económica familiar precária e a sua disfuncionalidade, o abandono, a pobreza.
Este romance retrata não só o choque e a barreira que a cultura e os seus usos e costumes podem operar nas relações humanas, mas, sobretudo, o conceito de liberdade e a vivência erótica do corpo como prática interdita para as mulheres até há bem pouco tempo. Uma obra proibida e censurada em muitos países do mundo, justamente por fazer a apologia da livre vivência do amor erótico e da mulher esfíngica que destrói.
Com Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu desde 2004. Diplomata de carreira que suspendeu para se dedicar à atividade política. A moderação é de Ricardo Costa.
Próxima sessão:
Dia 21 de Abr., sexta-feira, às 21H30
Trópico de Câncer, de Henry Miller
Com Rita Ferro
Moderador: Ricardo Costa

segunda-feira, 13 de março de 2017

As sugestões de... Júlio Raposo


Livros

Filmes & séries

Música







quinta-feira, 9 de março de 2017

Stand-Up Poetry = Poesia em Pé, por Paulo Condessa


Já ouviu falar de "Stand-up poetry"?
A coisa é mais sensações. Significados nem por isso. Tipo mais corpo, menos cabeça. Assim de pé vale quase tudo. De Camões a Woody Allen, segurem-se… É como interpretar poesia com o corpo. Um serão inteiro com direito a quase tudo. Venham, vai ser épico! Vai ser lírico! Segurem-se, fechem ou abram portas, apertem ou desapertem cintos, vamos vvvvvvvvvvoar!!
A "Poesia em Pé" com Paulo Condessa realiza-se na sexta-feira, 17 de março, pelas 21h30 na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Paulo Condessa é licenciado em Ciências da Comunicação. Posteriormente apostou no marketing e depois na publicidade, como gestor e estratega. Perto do topo, desistiu de tudo. Fez mais duas pós-graduações e começou uma nova vida como escritor, poeta, performer e professor. Pesquisou, experimentou e destilou um sistema artístico e pedagógico assente em dois conceitos: imaginação sensível e consciência criativa. Administrou centenas de workshops por todo o país, a todas as idades, em bibliotecas, escolas e empresas.
Publicou quatro livros, um deles vocacionado para crianças, e desenvolveu uma peça de teatro. Cria e apresenta inúmeras performances poéticas e pedagógicas. Colabora e participa em eventos transdiciplinares concebidos por artistas de outras áreas, bem como orienta módulos de inteligência criativa e orquestras de palavras.

A não perder!

Pijama às Letras nas Bibliotecas Municipais de Oeiras


Na 14ª edição da iniciativa "Pijama às Letras", e para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, as Bibliotecas Municipais de Oeiras renovam o convite às crianças e seus familiares para passarem uma noite num ambiente mágico entre histórias, contos e livros de encantar.

Deixem-se surpreender por uma experiência diferente e envolvente. Venham e tragam convosco a curiosidade, os amigos, o pijama e o saco cama...

O "Pijama às Letras", ao mesmo tempo que promove e fortalece laços entre este lugar de leitura e as famílias, vai incentivar o gosto e o prazer pela leitura junto das crianças. Tal como em anos anteriores, o projeto distribui-se pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras, nas seguintes datas:

BM Algés - Sexta. 31 de março
BM Carnaxide - Sexta. 28 de abril
BM Oeiras - Sexta. 08 de setembro

Programa

20:30 | Acolhimento
21:00-22:00 | Oficina Danças do Mundo: É uma viagem por ritmos e coreografias de outros países, passando pelas danças da Europa, até as danças da Polinésia, pelos ritmos de África ou da América Central
22:15 | Ceia e convívio

22:30 | Noite de Pijama às Letras & Convidado Surpresa

Público familiar: crianças dos 5 aos 12 anos, acompanhadas até dois adultos.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES, presenciais nos Espaços Infantis:

BM Algés - tel. 210 977 489 |
infantil.bma@cm-oeiras.pt
BM Carnaxide - tel. 210 977 433 | infantil.bmc@cm-oeiras.pt
BM Oeiras - tel. 214 406 342 | infantil.bmo@cm-oeiras.pt

quarta-feira, 8 de março de 2017

Grandes personagens femininas

Neste Dia Internacional da Mulher sugerimos a leitura de algumas grandes personagens femininas.






















terça-feira, 7 de março de 2017

Ebooks e leitura digital nas Bibliotecas Municipais de Oeiras


De modo a proporcionar aos seus utilizadores novas experiências no acesso à informação e na utilização das mais recentes ferramentas no âmbito da leitura digital, as Bibliotecas Municipais de Oeiras colocam à sua disposição um conjunto novos serviços e atividades. Ebooks diversos e acesso a jornais e revistas online através de dispositivos móveis de leitura como leitores de ebooks e tablets, são algumas das novidades que as Bibliotecas Municipais têm para si.

Com o objetivo de proporcionar novas formas de leitura digital e dar acesso aos mais recentes equipamentos e tecnologias, estão disponíveis para empréstimo domiciliário 10 leitores de ebooks, que permitem o acesso a mais de 100 títulos clássicos da literatura, para além de 54 novos títulos. Em cada uma das Bibliotecas Municipais de Oeiras estão também disponíveis 2 tablets para acesso à Internet e consulta de recursos de informação online.

Mensalmente decorrem nas Bibliotecas Municipais sessões de formação e sensibilização gratuitas sobre ebooks e leitura digital, mas que também constituem momentos para partilhar as dúvidas sobre a utilização do seu dispositivo móvel de leitura.

Quando a leitura digital está cada vez mais presente no dia-a-dia dos cidadãos as Bibliotecas Municipais de Oeiras procuram acompanhar esta tendência fornecendo acesso a ebooks e a assinaturas online de jornais e revistas e disponibilizando acesso a leitores de ebooks e tablets.

Informe-se numa das Bibliotecas Municipais em Algés, Carnaxide ou Oeiras e seja bem vindo ao mundo da leitura digital! 

Foto:Josefina Melo

quarta-feira, 1 de março de 2017

Leituras de Março: grupos de leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Março, em Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras regressam para descobrir histórias, conhecer autores e  trocar opiniões sobre as suas leituras.


Este mês estamos a ler:





Biblioteca Municipal de Algés
"A idade da inocência" de Edith Warthon

 Biblioteca Municipal de Carnaxide
"A cabana" de WM. Paul Young















Biblioteca Municipal de Oeiras
"O amante" de Marguerite Duras

Desafios literários

Este ano, cada mês lançamos-lhe um desafio literário!
Em Março, com a chegada da primavera, leia um livro com flores na capa.
E porque é o mês em que se comemora o Dia Internacionalda mulher, leia um romance policial escrito no feminino.