segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Game Day no Oeiras Internet Challenge



Se pensas que no dia 26 de novembro só terás a fase final do Oeiras Internet Challenge.... estás bem enganado!
Neste dia terás mais! Mesmo Muito MAIS!!

Num espírito de convívio e de competição, o GAME DAY dará a todos os visitantes da Biblioteca Municipal de Oeiras a hipótese de usufruírem da interactividade das consolas Nintendo Wii, da tecnologia “Next Generation” da Xbox One e Kinect, da sempre dinâmica Playstation 4, ou ainda mostrarem a sua destreza ao volante de simuladores de corridas!


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Oeiras Internet Challenge 2016 - edição escolas


O Oeiras Internet Challenge, projeto do Município de Oeiras promovido através das Bibliotecas Municipais, consiste num torneio em torno da pesquisa, avaliação e seleção de informação na Internet, que junta a investigação com a componente lúdica. Com um modelo devidamente testado, carateriza-se por ter uma abordagem inovadora ao nível dos projetos assentes na Internet e vocacionados para o público escolar.

Destinado aos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário do concelho de Oeiras, no sentido de estreitar a cooperação com a rede escolar concelhia e alertar a comunidade escolar para a temática da literacia da informação e digital, tem como objetivo desenvolver as competências de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação online.
 
Num modelo de torneio entre os agrupamentos de escolas de Oeiras pretende-se criar uma dinâmica de trabalho aproveitando as valências das Bibliotecas Escolares.
 
Tendo como base a pesquisa e seleção de informação na web, articula investigação e componente lúdica, proporcionando aos participantes horas de animação ao mesmo tempo que lhes dá oportunidade de aprender com o potencial das tecnologias.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Memórias de Oeiras




O «Memórias de Oeiras» é um repositório cooperativo que proporciona o acesso a conteúdos e recursos digitais das bibliotecas, arquivos, centros de documentação, galerias, museus e monumentos relacionados com o concelho de Oeiras e o seu património histórico material e imaterial.
 
É uma plataforma pioneira na tentativa de potenciar a memória histórica e patrimonial que une Oeiras ao longo de 255 anos, possibilitando a consulta por estudantes, investigadores, professores, escolas e público em geral.
 
O acesso é aberto à colaboração de instituições dedicadas à recolha, preservação e divulgação da história e cultura local e pretende incorporar espólios similares ou complementares que sejam localizados tanto nos serviços culturais da Câmara Municipal de Oeiras, como através de entidades externas, como seja, proveniente de bibliotecas especializadas, universitárias ou escolares, associações, instituições da sociedade civil ou entre a população.
Indo para além de um motor de busca, disponibiliza diversos caminhos para uma pesquisa e exploração uniforme de coleções de diferentes suportes, incluindo a navegação por Pessoas, Exposições, Percursos e Coleções.


#openaccess #cienciaaberta

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Histórias de Vida nas Bibliotecas Municipais de Oeiras



Preservar e revitalizar a memória coletiva e o conhecimento da história local, são os principais objetivos do projeto Histórias de Vida, desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras, que se estreou com uma experiência piloto em Algés.

O património destas histórias e memórias partilhadas, que esperamos possam ser inspiradoras para todos aqueles que por aqui passarem, fica disponível online com uma nova vida, neste website e também na versão digital do livro aqui disponibilizada.

Venha descobrir uma seleção de histórias e memórias da comunidade, contadas na primeira pessoa!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Lançamento do website Ciência Aberta

No âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto, é disponibilizada publicamente a página Ciência Aberta http://www.ciencia-aberta.pt reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos.

Tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral. Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.

O Governo e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior definiram como prioridade o compromisso da ciência com os princípios e práticas da Ciência Aberta, estando empenhados na elaboração e implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta assente no enunciado de que o Conhecimento é de Todos e para Todos.

#openaccess #cienciaaberta

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Conversas na Aldeia Global: E se os Muros Falassem? por José Milhazes


No mês em que se assinala o período histórico da Revolução Russa, as Conversas na Aldeia Global contam com o jornalista e historiador português José Milhazes.
A longa permanência na União Soviética e, depois, na Rússia, permitiu-lhe assistir e participar num dos períodos mais conturbados do séc. XX: a queda da "cortina de ferro" e a formação de novos Estados no Leste da Europa. Neste sentido,  numa data em que já serão conhecidos os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos, vem debater as questões que caracterizam os tempos atuais na Rússia e na Europa, bem como as relações entre Moscovo e Washington, as situações de conflito que marcam a atuação em sociedade e refletir sobre a forma de chegar a soluções justas e pacíficas que contribuam para o entendimento entre culturas.
José Milhazes é licenciado em História da Rússia pela Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) em 1984 e doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2008. Entre 1989 e 2015, trabalhou como correspondente de vários órgãos de informação nacionais e internacionais na Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes. Autor de numerosos artigos e livros sobre as relações entre Portugal e a Rússia, sobre a política da URSS nas ex-colónias portuguesas de África e sobre as relações entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética. Lecionou em várias universidades russas e portuguesas. Atualmente, é comentador de assuntos internacionais da SIC e RDP e responsável pelo blogue Da Rússia. Cavaleiro da Ordem de Santa Maria (Estónia) e Comendador da Ordem do Mérito (Portugal). Entre outras obras publicadas, editou recentemente "A Mensagem de Fátima na União Soviética-Rússia".

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Conferência "Livros Proibidos" com José Vilhena e Abel Manta




Hoje, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, terá lugar a 7ª sessão do projeto Livros Proibidos. Os autores em análise serão José Vilhena e Abel Manta.
José Vilhena foi escritor, cartoonista e pintor. Um grande sátiro da condição portuguesa, em ditadura e liberdade. Desde a década de 1950 que se dedicou a satirizar, sem poupar ninguém, dos poderosos ao povo oprimido, a realidade política e social do país em que nasceu. Antes da Revolução de Abril viveu com a censura à perna de forma quase ininterrupta, ou não tivesse assinado quase seis dezenas de livros, todos censurados!
Abel Manta foi arquiteto, pintor, ilustrador e cartoonista. Foi um dos maiores cartoonistas portugueses da década de 1960 e 1970. Nos anos anteriores e posteriores ao 25 de Abril publicou regularmente, em jornais de grande tiragem, trabalhos emblemáticos da situação político-social portuguesa. Nesse período de transição (queda da ditadura e implantação do regime democrático). Dois autores, dois registos importantes de luta e resistência…
Com António, como é conhecido enquanto cartoonista e caricaturista político do Expresso. Um autor muito respeitado, com uma carreira recheada de prémios, muito conhecido sobretudo pelo seu mais célebre cartoon, de 1993, intitulado O Preservativo Papal… A moderação é de Maria Flor Pedroso.
Apareça!


Próxima sessão:
Dia 23 de Novembro, quarta, 21H30
A criação do mundo, de Miguel Torga
Com D. Januário Torgal
Moderação: Maria Flor Pedroso


BMO, Tel. 21.440.63.30 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt


Consultar Guião da sessão.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Oficina de Robótica na Biblioteca Municipal de Carnaxide

Porque a brincar também se aprende é o lema da NumbersMania que dinamizou no sábado à tarde, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, uma Oficina de Robótica para os mais pequenos. E assim ganharam forma e "vida" piões, guarda-redes e helicópteros. Uma tarde animada que terminou com um concurso de piões.



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Conversas na Aldeia Global | A Cultura na Vida de Todos os Dias, por Jorge Barreto Xavier

Hoje às 21h30 realiza-se a sessão de Conversas na Aldeia Global com Jorge Barreto Xavier dedicada à sua mais recente obra - A Cultura na vida de todos os dias
No Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A moderação é de Vasco Trigo.





segunda-feira, 10 de outubro de 2016

EU Code Week nas Bibliotecas Municipais de Oeiras | 15 a 23 de outubro



A Semana Europeia da Codificação "Code Week 2016", promovida pela Comissão Europeia de 15 a 23 de outubro, pretende chamar a atenção para a importância do desenvolvimento de competências ao nível do raciocínio computacional, através da promoção da organização de atividades divertidas e intuitivas nas bibliotecas, capazes de motivar e cativar os utilizadores para esta área. Mais informações em:
http://codeweek.eu
Ao longo desta semana, as Bibliotecas Municipais de Oeiras associam-se a esta iniciativa através da realização das seguintes atividades:

 

15 de outubro | 14h30 | Biblioteca Municipal de Oeiras

Formação “Como fazer uma aplicação móvel”

Interessado em desenvolver uma aplicação móvel para IOS ou Android? Venha conhecer o processo de desenvolvimento de uma app e quais os maiores desafios e oportunidades. Nesta ação serão apresentadas as principais ferramentas e abordagens utilizadas no desenvolvimento de aplicações móveis. Ação a cargo da Associação Ardózia.

Público: Jovens e Adultos

Informações e inscrições:

Biblioteca Municipal de Oeiras | Telf. 214406340 | Email: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt

 

15 de outubro | 15h00 | Biblioteca Municipal de Carnaxide

Oficina de robótica

A construção e programação de robôs visa estimular a criatividade e imaginação. Ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, o trabalho de equipa. Ação realizada pela Numbers Mania.

Público: Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos

Informações e inscrições:

Biblioteca Municipal de Carnaxide | telf. 210977430 | email: infantil.bmc@cm-oeiras.pt

 

22 de outubro | 15h00 | Biblioteca Municipal de Algés

Oficina “A linguagem da programação”

A linguagem da programação é um novo tipo de literacia para a compreensão do mundo em que vivemos. Esta oficina pretende ser um momento de introdução às linguagens de programação pelas crianças e famílias. Para isso irão ser usados robots de programação através dos quais é possível observar o funcionamento destas novas linguagens. É um momento de aprendizagem mas também muito lúdico. Ação realizada pela Associação Ardózia.

Público: Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos

Informações e inscrições:

Biblioteca Municipal de Algés | telf. 210977480 | email: infantil.bma@cm-oeiras.pt

 

15 a 22 de outubro| Biblioteca Municipal de Oeiras, Algés e Carnaxide
Mostra bibliográfica sobre programação e robótica


#codeEU