quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"Um pesadelo no meu armário" na Biblioteca Municipal de Algés

Foi no passado sábado que tivemos na Biblioteca Municipal de Algés uma hora do conto muito especial, " Um pesadelo no meu armário" baseado na história de Mercer Mayer.
Contada e interpretada por Diogo Martins pela associação Gazela Negra, o Diogo já nos tem habituado a actividades de grande qualidade contudo " O pesadelo no meu armário" superou todas as expectativas.
Sendo o tema do medo do escuro e do desconhecido muito pertinente o Diogo soube explora-los muito bem, fez malas que eram autênticos armários com candeeiros com luz, camas com lençol e almofada e cortinados que subiam e desciam, deixou as crianças fascinadas e os pais com vontade de levar uma para casa.



"No meu armário havia um pesadelo, mas um dia decidi encará-lo e livrar-me dele para sempre"
E sabem uma coisa...acho que passámos a não ter tanto medo de pesadelos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Sorriso da Diferença, ser Diferente Também é Bom

Durante o período em que está patente a exposição O Sorriso da Diferença, ser Diferente Também é Bom, o Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide acolhe visitas guiadas realizadas pelo Presidente da Casa do Chapim, Dr. Francisco O'Neill.
Ao longo da visita é apresentada a missão da associação e alguns aspetos sobre as dificuldades das pessoas portadoras de necessidades especiais, nomeadamente, a legislação dedicada à inclusão e adaptação ao trabalho, as exigências em termos de acessibilidades nos espaços e edifícios, a formação e orientação profissional, entre outra informação especializada. Em síntese, contributos para divulgar junto dos jovens a importância do desenvolvimento de competências socio-emocionais e em adotar valores de cidadania e comportamentos de inclusão social.
Hoje, dia 25 de outubro, contamos com a visita de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco -11.º Ano (Agrupamento de Escolas de Carnaxide) e do Colégio Campos de Flores - 12.º Ano (Almada).
 
 
 
 
 
A exposição não tem, de facto, uma mensagem clara, uma temática bem definida ou é de fácil acesso… Não existem legendas objetivas nas fotos e as mensagens são gerais… Pois é exatamente assim que a maior parte das pessoas portadoras de necessidades especiais se sentem, num mundo muito pouco voltado para a Diferença.
Muitas pessoas não têm a noção das significativas dificuldades que as pessoas portadoras de apoio especial sofrem no seu dia-a-dia: seja nas vias públicas, nos parques de estacionamento, nos acessos a edifícios públicos e de lazer, nas relações interpessoais, nas oportunidades de formação e de trabalho.
Convidamo-lo a vir a visitar Uma exposição única que apela aos valores do coração.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Exposição na Biblioteca Municipal de Algés

A Biblioteca Municipal de Algés assinala o dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, com uma exposição no espaço infantil alusiva às festas e tradições desta época.
Convidamos as famílias a visitarem esta exposição e no dia 1 de Novembro as crianças terão ainda uma surpresa. Apareçam!




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sessão sobre Gaguez na Biblioteca Municipal de Algés

No passado Sábado, dia 12 de Outubro, a terapeuta da fala, Mónica Gaiolas esteve na Biblioteca Municipal de Algés para realizar uma palestra sobre a Gaguez na Infância e Adolescência (doa 0 aos 10 anos).
Durante quase 2 horas foram abordados alguns conceitos científicos e explicados alguns mitos sobre a gaguez. Foi uma sessão muito importante para país, professores e educadores que ao terem de lidar com crianças com gaguez ficaram a saber como lidar melhor com esta característica.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Cozinha para dias felizes" na Biblioteca Municipal de Algés

No passado Sábado, dia 28 de Setembro, tivemos uma Sábado mais feliz na companhia da "Laranjinha"*!

Isabel Zibaia Rafael autora do livro "Cozinha para dias felizes" esteve na Biblioteca Municipal de Algés para uma sessão de apresentação do livro, seguido de um breve atelier de culinária.

Este livro que começou com o blog partilha de receitas, Cinco Quartos de Laranja, é hoje uma expressão da vida da sua autora, das pessoas que a rodeiam, das suas viagens, gostos e conhecimentos. Este livro pretende não só reunir algumas das suas receitas favoritas, mas também mostrar como retirar prazer na escolha dos ingredientes, da alegria de cozinhar e de como aproveitar os momentos de partilha à mesa.

Para além da partilha do gosto de cozinhar das dicas para várias receitas, Isabel Zibaia Rafael ensinou os presentes a fazer uma deliciosa salada de quinoa.



A pedido dos muitos presentes nesta sessão em breve poderemos ter novidades sobre o regresso de mais "dias felizes" à Biblioteca Municipal de Algés! 


* Laranjinha é o nome com que a autora assina no seu blog.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Parabéns Alice Munro!

Prémio Nobel da Literatura 2013
Nascida Alice Ann Laidlaw, a 10 de julho de 1931 em Wingham, Ontario, no Canadá, é conhecida por uma obra de ficção que vai buscar às raizes da sua terra natal a grande fonte de inspiração, nomeadamente em Huron County, onde decorre a ação de muitas das suas novelas . Os seus romances e contos exploram as complexidades humanas através de narrativas aparentemente simples.
Três vezes vencedora do Prémio Governador Geral do Canadá para Ficção, Alice Munro já foi classificada como o "Chekhov" canadiano. É considerada mundialmente uma das grandes escritoras contemporâneas. A sua obra lida com o amor e o trabalho, e o falhanço de ambos, numa obsessão pelo tempo e com a incapacidade de o retardar ou imbedir o seu avanço.
Muito evidente nas suas histórias é o tema do envelhecimento, e o dilema da rapariga rural que vê a idade aumentar e a relação com a sua família e a pequena cidade onde cresceu manter-se inalterável.  Vejam-se os seus mais recentes trabalho: "Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage" (2001, e "Runaway" (2004).
A sua prosa revela com ironia e seriedade, a um tempo, as ambiguidades da vida, colocando o fantástico ao lado do mundano, do dia a dia mais comum, que tem vindo a criar uma empatia crescente entre críticos e leitores.
Em 2009, a escritora anunciou em Toronto que sofria de cancro e de vários problemas cardíacos, mas não deixou de trabalhar.
Livros publicados em Portugal de Alice Munro: "Amada Vida" (Relógio d'Água, 2013),"O Progresso do Amor" (Relógio d'Água, 2011), "O Amor de uma Boa Mulher" (Relógio d'Água, 2008), "Fugas" (Relógio d'Água, sem data) e "A Vista de Castel Rock" (Relógio d'Água, sem data).

Prova de Livros na Biblioteca Municipal de Carnaxide: O Retrato da Mãe de Hitler, por Domingos Amaral

No sábado 19 de Outubro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, Domingos Amaral vem apresentar  a sua última obra, O Retrato da Mãe de Hitler. É mais um romance e uma continuação de “Enquanto Salazar Dormia”. A história decorre em Lisboa, durante o ano de 1945, logo após o final da 2ª Guerra Mundial na Europa, e narra distintos acontecimentos associados à fuga dos nazis através de Portugal e da nossa capital.
Domingos Amaral é diretor da revista GQ e cronista dos jornais Correio da Manhã e Record. Formado em economia e com Mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Columbia em Nova Iorque, iniciou a sua carreira jornalística n’O Independente, tendo depois sido diretor da revista Maxmen. Como cronista, escreveu para o Diário de Notícias, Grande Reportagem e Diário Económico.
Encontro organizado em parceria com a Livraria Apolo 70.
Contamos convosco!
 
 
Informações:
Biblioteca Municipal de Carnaxide – Serviço de Apoio ao Leitor
Telf. - 210 977 434/40

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conversas na Aldeia Global: Crónicas dos Dias do Lixo, por José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira participa nas Conversas na Aldeia Global de Outubro para uma conversa acerca da sua mais recente obra «Crónicas dos Dias do Lixo» e os problemas em redor dos dias difíceis que estamos a vivenciar. O encontro está marcado para quarta-feira 23 de outubro, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

A crise tem suscitado a publicação de livros sobre a crise social e económica que caracteriza os tempos atuais e o caminho que Portugal percorreu política e financeiramente nos últimos anos. Numa edição da Temas & Debates/Círculo de Leitores, José Pacheco Pereira reúne os textos dos «dias do lixo» recolhidos entre 2010 e meados de 2013. Foram publicados no Público, na Sábado, no blogue Abrupto, e alguns são versões integrais pela primeira vez divulgadas e inéditos, refletindo a situação de crise das dívidas soberanas portuguesa/europeias numa obra a não perder.


É autor de várias obras, entre as quais se pode destacar a biografia de Álvaro Cunhal. Coordena e prefacia livros sobre Política, Sociologia e História e tem três blogs (Abrupto, EPHEMERA – Biblioteca e Arquivo e Estudos sobre o Comunismo). Foi professor na Universidade Autónoma de Lisboa e é docente do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É membro de várias academias científicas e também colaborador de revistas especializadas.

José Pacheco Pereira é um entusiasta do livro e possui uma extensa biblioteca privada, na sua casa da Marmeleira, com milhares de livros, onde guarda o material recolhido sobre os movimentos marxistas-leninistas e radicais publicados até ao fim dos anos 70 do século XX.

 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TOP das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Fique a conhecer quais os livros de ficção mais procurados na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras em JULHO, AGOSTO E SETEMBRO de 2013.

Este TOP tem uma actualização trimestral.


1.º José Rodrigues dos Santos - A mão do Diabo

Sinopse:  A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.
O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.
O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.


2.º Dan Brown - Inferno

Sinopse: "Procura e encontrarás". É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences. Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas. Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, vêem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a poderem encontrar a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível…




3.º Miguel Sousa Tavares - Madrugada suja

Sinopse: No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos. Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente. 

4.º Maria Teresa Horta - As luzes de Leonor

Sinopse: Um romance sinfónico sobre a Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal, neta dos Marqueses de Távora, uma figura feminina ímpar na história literária e política de Portugal. A grande escritora Maria Teresa Horta, persegue-a e vigia-a nos momentos mais íntimos, atraída pela desmesura de Leonor, no seu permanente conflito entre a razão e a emoção. Acompanha-a no voo de uma paixão, que seduz os espíritos mais cultos da época, o chamado "século das luzes", e abre as portas ao romantismo em Portugal.







5.º Carlos Ruiz Zafón O Príncipe da Neblina

Sinopse: O primeiro livro da trilogia Neblina.
Um diabólico príncipe que tem a capacidade de conceder e realizar qualquer desejo... a um preço muito elevado.
O novo lar dos Carver, numa remota aldeia da costa sul inglesa, está rodeado de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado.
As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão descobrindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome… o Príncipe da Neblina.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Palestra sobre a gaguez na infância (3 aos 10 anos) na Biblioteca Municipal de Algés

No próximo dia 12 de Outubro, Sábado, vai realizar-se na Biblioteca Municipal de Algés uma palestra sobre gaguez na infância dos 3 aos 10 anos.

A palestra será realizada por Mónica Gaiolas, terapeuta da fala e autora de diversos livros sobre o tema.


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Infoliteracia em Outubro

No mês de Outubro, a Rede de Bibliotecas Municipais apresenta a seguinte programação de ações de formação "Infoliteracia":

Iniciação à Informática e Processamento de Texto
Destinada a quem pretende dar os primeiros passoas na informática, é dedicada às ferramentas básicas de utilização no dia-a-dia, como o hardware (teclado, rato e unidades de armazenamento de informação no computador) e software (sistema operativo, ficheiros, pastas e programas). Em simultâneo, são abordadas as funcionalidades e potencialidades do processador de texto.

Biblioteca Municipal de Carnaxide - 17, 18, 24 e 25 de Outubro. quintas e sextas. 16h00 às 19h00

Correio Eletrónico
Para conhecer alguns servidores de webmail e os programas para receber e enviar mensagens. Permite aprofundar a utilização de funcionalidades do gmail, modalidades para compor, enviar, receber e-mails e gerir contactos através do servidor de correio eletrónico da Google.

Biblioteca Municipal de Carnaxide - 10 e 11 de Outubro. quinta e sexta. 16h00 às 19h00
 
Contactos e informações nos Espaços Multimédia das BMO:
e-mail:
multimedia.bmo@cm-oeiras.pt; e-mail - multimedia.bma@cm-oeiras.pt; e-mail - multimedia.bmc@cm-oeiras.pt | Telf. 21.440.66.96 (BMO) | Telf. 21.097.7483 (BMA) |  Telf.21.097.74.32 (BMC)
 
Inscrições gratuitas!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Histórias Inclusivas: Vamos Educar o Coração, na Biblioteca Municipal de Carnaxide

No sentido de sensibilizar positivamente para o desenvolvimento de atitudes de respeito pela diferença, as Bibliotecas Municipais de Oeiras, em parceria com a «Casa do Chapim – Associação Nacional de Defesa e de Integração pela Diferença», promovem ateliers qcom o propósito de, em cruzamento com a leitura, contribuir para estimular a melhoria da inteligência emocional de crianças e jovens e a confiança e compreensão na dignificação de todos os cidadãos portadores de necessidades especiais.

Neste seguimento, a Biblioteca Municipal de Carnaxide lançou um convite às  crianças e alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela (EBI Sophia de Mello Breyner, EB1 Amélia Vieira Luís e Jardim de Infância Tomás Ribeiro), para participarem no projeto dedicado aos contos e Histórias Inclusivas: Vamos Educar o Coração, dinamizado por Sofia Coelho, à quinta-feira, entre as 10h30 e as 12h00.
Paralelamente, no âmbito da oferta para o público familiar com crianças dos 4 aos 12 anos, vão ter lugar três sessões nos sábados 5 de outubro, 2 de novembro e 21 de dezembro, entre as 11h00 e as 12h30.

O Comité Espanhol de Representantes de Pessoas com Incapacidade (CERMI) celebra a escolha de 2013 como o Ano Internacional da Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) há 1 bilhão de pessoas com incapacidade no mundo - o que corresponde a 15% da população.

Para o CERMI, trata-se de uma oportunidade de desenvolver ações cívicas para a incorporação de pessoas com incapacidade no mercado de trabalho.
 
Como «Ser Diferente Também é Bom», contamos convosco!

Informações e Inscrições
BM _ Espaço Infantil:
tel. 210 977 436/40 | E-mail infantil.bmc@cm-oeiras.pt