terça-feira, 29 de setembro de 2009

Joana Vasconcelos na Biblioteca Municipal de Algés

"Após o Verão o Café com Letras regressa com a presença da artista plástica Joana Vasconcelos.
Figura incontornável da arte contemporânea portuguesa, Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1979. Cedo se começou a desenhar esta sua vocação de ler o mundo através da desconstrução semântica de símbolos e objectos que constroem a identidade do nosso quotidiano…
Conhecida como a artista do lustre com tampões, do croché ou dos corações de Viana, recusa liminarmente qualquer adjectivação afirmando que o que pretende é apresentar uma outra perspectiva, uma manipulação de símbolos e objectos cuja leitura permita outro nível de entendimento."
Para ficar a conhecer melhor a autora do Sapato de Dorothy, da Noiva e do Coração de Viana em tamanho gigante, em Setembro venha à Biblioteca Municipal de Algés (Palácio Ribamar).

Mais informações em www.joanavasconcelos.com.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Biblioteca Passou pelo Jardim




As Bibliotecas de Oeiras marcaram presença na II Feira Social de Paço d’ Arcos que decorreu sexta e sábado no jardim de Paço d´Arcos. Desta feita o palco da hora do conto e da actividade de expressão plástica foi o parque infantil onde crianças e pais se sentaram em tapetes salpicados de livros a ouvir a história de um lobo bonzinho e três terríveis porquinhos. Depois as crianças soltaram a imaginação e colocaram os três porquinhos e o lobo em novos cenários e peripécias através de desenhos e colagens.
Foi uma tarde divertida no parque!
Fica atento à próxima passagem da biblioteca.

Até lá!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Biblioteca Está a Passar pelo Jardim


No próximo sábado, as Bibliotecas de Oeiras sairão novamente fora de portas e vão estar presentes na II Feira Social de Paço d’Arcos a decorrer nos dias 25 e 26 de Setembro no jardim de Paço d’Arcos.
As bibliotecas estarão na tenda da Junta de Freguesia e haverá às 16horas uma sessão de contos seguida de uma actividade de expressão plástica à volta dos livros Os três porquinhos e Os três terríveis porquinhos.

Esperamos por ti!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Regresso dos SERÕES de CONTOS na BMO


Serão de Contos
“Contos numa Noite Estrelada”
25 de Setembro
21H30

Biblioteca Municipal Oeiras


Alinhamento dos Contadores


Luisa Rebelo - A neblina e o lago ( Luísa Rebelo)

Ana Vidigal - Duas Estrelas ( António Torrado)

Helena Gravato – Kimanaueze, e a filha do sol

Conto tradicional Angolano

Sideleia - Yemanjá, a Rainha do mar( adaptação)

Joana Bárbara – A princesa Filomena (Alfredo Gómez Cerdá)

Manuela Leitão - À Procura de Uma Estrela (Tradição Oral)

Sandra Gonçalves – O que é a que o Jacaré come ao Jantar Conto tradicional Africano.

Claudia Fonseca – Rancho com Sol, conto de Julio César Castro (Juceca)

Sofia Maul – adaptação do conto "a Princesa e a lua"( james thurber!)

Venha e traga um amigo...

Curso On-line de Escrita Criativa - 2ª edição

Ao longo de 13 semanas, Luís Carmelo vai orientar sessões on-line de escrita criativa com um formato personalizado. Em articulação com as Bibliotecas Municipais de Oeiras, e tal como já tinhamos divulgado aqui no blog vai ser realizado, a 2ª edição em formato On-line, de uma "Oficina de Escrita Criativa: Nível Introdutório" - a partir do próximo mês de Outubro.

Trata-se de um formato novo que se adequa à mobilidade do viver actual e às necessidades de formação contínua e de enriquecimento pessoal. Consiste numa opção que alia uma dimensão lúdica ao treino expressivo individualizado, num tempo em que, a par das instituições formadoras clássicas - escolas, academias, universidades - a iniciativa, a liberdade de escolha e as proximidades da rede são, cada vez mais, dados muito positivos e funcionais da nossa vida.
Esta oficina pretende mediante o estudo da descrição, da narração e da poética:

1-Aprofundar de modo muito pragmático as potencialidades plásticas oferecidas pela língua portuguesa;
2-Optimizar a expressão individual, através da indagação experimental e da exploração dos materiais linguísticos;
3-Incorporar e aplicar dispositivos que optimizarão a eficácia nas áreas da descrição, da narração e da poética;
4-Estimular a expressão estética, aliando dados técnicos à natureza codificadamente literária.

Luís Carmelo (1954) é doutorado pela Universidade de Utreque (Holanda) e, para além de académico, é também escritor, ensaísta, colunista do Expresso Online e editor da PNET/Literatura. Desde 2005 que coordena os cursos de escrita criativa, em regime de e-Learning, no Instituto Camões.
Valor da inscrição: € 138,00 (IVA incluído)

Foto: APEI


Informações e inscrições:
Biblioteca Municipal de Algés
Telf. 21 411 89 70
e-mail marta.silva@cm-oeiras.pt

Das Palavras à Ilustração - Exposição de José Miguel Ribeiro

Até 30 Setembro pode ver na Biblioteca Municipal de Algés uma exposição de ilustração da autoria de José Miguel Ribeiro, intitulada "Das Palavras à Ilustração".

José Miguel Ribeiro nasceu na Amadora em 1966 e é um cineasta português. Licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Em 1993 e 1994 estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne em Rennes e na Filmógrafo no Porto.
Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN em Lisboa. Autor de filmes de animaçõa "A Suspeita" (1999) foi galardoado com 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D’Or 2000.
Em 2004, realizou uma curta-metragem intitulada "Abraço do Vento", integrada na manifestação Movimentos Perpétuos de homenagem a Carlos Paredes.
Em 2008 criou em parceria com Nuno Beato e Eva Yébenes a produtora "Sardinha em Lata".
Em 2009 terminou o filme "O passeio de Domingo" e encontra-se a realizar a curta-metragem Viagem a Cabo Verde. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros.

Esta exposição apresenta esboços e trabalhos finais incluídos nos livros "O Caldo de Pedra" e "O Rapaz do Espelho" que o autor ilustrou em 2003 e 2008, respectivamente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Caminho das Letras: uma viagem rumo ao conhecimento

O Caminho das Letras é um sítio electrónico criado para estimular a aprendizagem da leitura nos primeiros anos do ensino básico, que foi lançado pelo Ministério da Educação em parceria com o Plano Nacional para o Ensino do Português, o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas e o Plano Nacional de Leitura.
Esta iniciativa pretende oferecer às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, de textos e de sons muito apelativos, que lhes despertem a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos. Quanto aos educadores e às famílias, revela-se um instrumento educativo, que deve ser descoberto em agradável convívio com as crianças, facilitando os primeiros passos no caminho da leitura.
Este projecto-piloto, concebido por uma equipa de especialistas e executado graças à colaboração de artistas plásticos, de actores e de técnicos em investigação e desenvolvimento, pretende ser testado com os alunos dos primeiros anos das escolas do ensino básico.
Para mais informações, consultar: Caminho das Letras

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Descobrir Oeiras 2009

Para saber mais informações sobre o Concurso Descobrir Oeiras, consulte http://www.descobriroeiras.com/

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma bailarina...

... na Biblioteca Municipal de Carnaxide


dia 19 de Setembro, às 16 horas

Espectáculo participativo de dança. Já descobriste “qual a parte do corpo que gostas mais”? Uma bailarina… mostra a relação que se pode estabelecer entre o corpo, a natureza e o pensamento.
Pelo Grupo Jangada de Pedra

Para crianças a partir dos 6 anos, pais, avós, tios e outros amigos

Contactos e Inscrições: 21 097 74 33

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Jorge de Sena


A Fundação José Saramago presta homenagem a Jorge de Sena através de uma recolha de textos, vídeos e reportagens que disponibiliza no blogue de José Saramago, ver em http://blog.josesaramago.org.


Boas leituras.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia Internacional da Literacia

O dia 8 de Setembro foi proclamado pela UNESCO em 1965 como o Dia Internacional da Literacia.
O seu objectivo é proclamar a importância da literacia para os todos os indivíduos servindo para alertar sobre o estado da literacia e da aprendizagem em adultos.
É um evento que ocorre a nível mundial e este ano tem as cerimónias oficiais sedeadas em Paris.
Apesar dos diversos esforços realizados, a literacia ainda é uma vantagem minoritária: 776 mil adultos não possuem competências mínimas de literacia, o que significa que 1 em cada 5 adultos está em desvantagem; 75 mil crianças não frequentam a escola e muitas mais fazendo de forma irregular, chegando quase a desistir.

Este ano, o Dia Internacional da Literacia pretende valorizar a importância da Literacia ao nível da participação, cidadania e desenvolvimento social.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Após o tradicional período das férias de Verão, os Grupos de Leitores regressam às Bibliotecas Municipais de Oeiras para retomarem os seus encontros sobre livros, autores, personagens, histórias, sensações e a vida.

Este mês estamos a ler:


Biblioteca Municipal de Carnaxide

Sessão livre sobre leituras de Verão (sugestões de leitura).



Biblioteca Municipal de Oeiras









Autor: Machado de Assis
Título: Memórias Póstumas de Brás Cubas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Exposição "O Regicídio na Imprensa da Época"