quarta-feira, 27 de maio de 2009

Festa da Criança



Nos dias 30 e 31 de Maio, nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, vai ter lugar a Festa da Criança, com ateliers, animações de época, jogos e muitas surpresas!

Vamos viajar até ao século XVIII e viver as fantásticas histórias do tempo do Marquês.

O lançamento do livro “Era uma Vez… Histórias do tempo do Marquês” será no dia 30, pelas 15H30, no Espaço Aprender (Bibliotecas Municipais de Oeiras).

Estão todos convidados!

Das 10H00 às 19H00

terça-feira, 26 de maio de 2009

Grupo de Leitores + Pedro Almeida Vieira + Nove Mil Passos = Grande Conversa

O autor do livro "Nove Mil Passos" esteve presente no segunda sessão do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Pedro Almeida Vieira aceitou o nosso convite e durante quase 2 horas explicou com maior detalhe a história por detrás das histórias deste percurso e da construção do Aqueduto das Águas Livres.

A história deste romance é desde logo aliciante: na grandiosa corte de D. João V, a construção do Aqueduto das Águas Livres é contada por Francisco d´Olanda o desconhecido pai do conceito desta grande obra arquitectónica ao tempo de D. João III. Num tom intimista e humorístico - ficamos a conhecer melhor as intrigas da Corte, a libertinagem e o fausto da vida do rei, o despontar da Maçonaria e o quotidiano surrealista de uma sociedade que vacila entre as crendices e o terror à Igreja.

Impossível de escapar à grande questão da sessão anterior o grupo quis a opinião do autor sobre os romances histórias e os factos históricos: verdades, mentiras, meias-verdades. De forma bastante hábil o autor resolveu a questão argumentando que não é muito relevante se os romances histórias ensinam a história tal como ela aconteceu, dizendo que o que importa é que as situações apresentadas não alterem o resultado final/oficial da História.

A conversa fluiu depois para o processo criativo da escrita do livro e falou-se da investigação que anteceu o livro, das visitas aos arquivos e das conversas com historiadores e engenheiros. Ficou a saber-se também como o facto de Pedro Almeida Vieira ser também jornalista o ajudou na compilação de toda a informação reunida em torno da construção deste monumento que pode ser considerado como a primeira obra-pública nacional com esta dimensão.

Como é já habitual as 2 horas foram poucas para falar de tudo o que gostariamos sobre o livro e sobre o autor. Por isso, ficou acordado convidar novamento Pedro Almeida Vieira para vir falar connosco sobre o seu mais recente livro "A mão esquerda de Deus".

domingo, 24 de maio de 2009

A Casa das Ciências é um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian que visa dar apoio aos professores das áreas científicas do Ensino Básico e Secundário, disponibilizando aos utilizadores registados mais de 700 conteúdos educativos nas áreas da Matemática, Física, Química, Biologia e Geologia.
Em comunicado, a Fundação Calouste Gulbenkian adianta que “todos os materiais colocados no portal são sujeitos a uma avaliação prévia segundo critérios de rigor científico e pedagógico” e só depois são partilhados com toda a comunidade.
O conceito assocociado à criação deste espaço prevê tornar a Casa das Ciências um portal colaborativo, onde os professores disponibilizam aos seus colegas os materiais que elaboraram para as suas aulas.

sábado, 23 de maio de 2009

"Nove mil passos" de Belas até Lisboa

Maio foi mês de acompanhar a longa caminhada de Pedro Almeida Vieira, ao longo dos seus "Nove Mil Passos".


Muitas pessoas defendem que o romance histórico é um género que para além de agradar a uma grande maioria de leitores, tem a vantagem de ensinar História aos leitores.... Mas será mesmo assim?!

A primeira sessão do Grupo de Leitores começou logo pela discução sobre se os romances históricos ensinavam história ou era tudo uma grande mescla de factos mais ou menos reais e de uma grande imaginação. Durante hora e meia falamos sobre factos históricos e realidades, ficção e imaginação, verdades e mentiras da História.

No final, alguns tinham a opinião de que os romances históricos deviam ser acompanhados de uma nota explicativas dos factos narrados, outros diziam que cada um tinha de identificar realidade e ficção. Aquilo que foi unânime foi a opinião de que os "Nove mil passos" são um romance história que ali factos históricos com ficção calculada e bem fundamentada.
Na próxima sessão, o autor vai explicar-nos melhor o percurso deste 9.000 passos.

Festa para Darwin na Gulbenkian

Uma grande festa com música, teatro, conferências, workshops e visitas no jardim, encerra a exposição «A Evolução de Darwin» no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante estes dois dias, nos auditórios do Edifício Sede e no Jardim da Fundação, decorrem das 9h30 às 18h, ininterruptamente, múltiplas actividades para públicos de todas as idades.
Consulte o programa completo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

“O horror. O horror”


Nesta primeira sessão do mês de Maio era suposto vermos o Apocalipse Now, filme inspirado no Coração das Trevas de Joseph Conrad, que o grupo de leitores de Algés está a ler. Mas por motivo alheio à nossa vontade, não foi possível e ainda bem. Esta sessão foi rica em discussão.

O livro é uma crítica ao colonialismo ou apenas um relato minucioso feito por um personagem? Conrad é o Marlow? É um livro profético? Conrad critica ou apoia a posição do colonizador? E Kurst que personagem é este, o que simboliza? O tema resume-se à maldade a que o homem consegue chegar ou vai mais além? É uma crítica dura à nossa sociedade. O mal levado ao extremo, a ausência de sentimentos. Não foram esquecidas algumas considerações históricas tendo em conta a data em que o livro foi publicado.

É difícil transcrever tudo o que se disse nesta conversa de fim de tarde, no entanto entre tanta opinião diferente houve uma que foi quase unânime, este é de facto um excelente livro. Agustina Bessa Luís elegeu-o como o livro da sua vida, ninguém no grupo chegou tão longe mas andou lá por perto…
Boas leituras.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Água vai…com Miguel Real

Miguel Real na Biblioteca Municipal de Carnaxide

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide escolheu para o mês de Maio o livro

A VOZ DA TERRA, de Miguel Real
Pela mão de Miguel Real entrámos na máquina do tempo que nos levou à Lisboa do séc. XVIII.
Da “Lisboa supersticiosa, marinheira e imperial dos Descobrimentos – A Cidade de Santo António, governada pela Voz do Céu” para a “Lisboa burguesa, racional e geométrica” fruto da Voz da Terra.
Miguel Real deu-nos a conhecer, como se com eles convivesse, o rei D. José, o Marquês de Pombal, o Julinho, brasileiro viúvo e rico, chegado do Brasil; Os Peixotinhos, a viúva Passarinho, o cónego Formigão, entre outros.
No centro da história, o Terramoto de 1755, vivido e sentido pelos diversos personagens.


Em Junho vamos apanhar o Comboio Nocturno para Lisboa, de Pascal Mercier...

O pensamento político de Locke, por Irene Pimentel

Nesta quarta-feira, pelas 21H30, terá lugar a próxima sessão do projecto "10 Luzes num Século Ilustrado", desta feita com a historiadora e investigadora Irene Pimentel. No Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras terá lugar uma reflexão e discussão sobre mais uma das Luzes que iluminou o pathos do pensamento setecentista: John Locke.
Muito embora o nosso autor tenha vivido e produzido grande parte do seu pensamento na segunda metade do século XVII, é considerado um dos pensadores de referência do Iluminismo e precursor de alguns dos seus grandes paradigmas : razão, natureza, progresso, optimismo, homem e humanismo.
Locke foi, de facto, o primeiro grande filósofo empirista, ao lado de David Hume ou George Berkeley, sendo sobejamente conhecida a sua célebre afirmação, na obra Ensaio sobre o Entendimento Humano, "nihil est intellectus quod prius non fuerit in sensu" (nada existe no entendimento que não tenha passado anteriormente pelos sentidos). A este propósito, e como resposta à teoria da tábua rasa Lockeniana, Leibniz acrescentará "nise intellectus ipse" (a não ser o próprio entendimento)! Tal afirmação apenas reitera a importância da reflexão instituída pelo autor, balizando as fronteiras e finitude do conhecimento humano. Contrariamente à tradição cartesiana, Locke defenderá que nada existe de inato no espírito humano: nem princípio, nem conceito, nem mesmo a moral.
Com efeito, se o inatismo tivesse razão, os seres mais próximos da natureza (as crianças, os selvagens, os ignorantes) teriam necessariamente um conhecimento imediato das ideias menos abstractas. Ora, antes de poder conceber noções gerais como as de espaço, tempo, causa, número, infinito, identidade, substância, ou mesmo a ideia de Deus, é necessário conhecer as coisas singulares, os fenómenos que nos são dados através da experiência.
Esta tese empirista estará, também, na génese das suas ideias políticas, uma vez que se não existem ideias inatas na mente, também não existe poder que se possa considerar inato e de origem divina, como defendiam os teóricos do absolutismo. É, por isso, grande defensor da liberdade, quer no domínio da política, quer no domínio da moral e da educação. Este é, aliás, o sentido do contrato social que preconizava: uma comunidade, uma sociedade organizada por Homens que não eram "nem maus" (como afirmava Hobbes), "nem bons" (como defenderá depois Rousseau), mas apenas seres susceptíveis de serem aperfeiçoados. A função do governante, neste quadro, limitar-se-ia a garantir o respeito pelos direitos naturais (a vida, a liberdade e os bens) dos cidadãos. O bem público, o bem comum deve servir às realizações individuais e não a fins colectivos indefiníveis. Locke é, ainda, apontado como o principal fundador do liberalismo.

Irene Flunser Pimentel é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em história Institucional e Política e Contemporânea, é uma das figuras mais notáveis da actual historiografia portuguesa. É autora de diversas publicações, colaborando, regularmente, em jornais e revistas da especialidade. Participou, ainda, na elaboração de Enciclopédias, Dicionários, Documentários e Programas Televisivos e Radiofónicos. Em 2007 foi agraciada com o Prémio Pessoa, o maior galardão no âmbito da cultura e da ciência em Portugal.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Conferencistas do IV Encontro Oeiras a Ler

Tone Eli Moseid
Director Norwegian Archive, Library and Museum Authority (Department for Libraries) (Noruega) / Presidente da secção da IFLA: “Bibliotecas para pessoas com necessidades especiais”

Tone Moseid, directora do departamento de Bibliotecas da Norwegian Archive, Library and Museum Authority. Presidente da Secção da IFLA de “bibliotecas para pessoas com necessidades especiais”. Entre 1978 -1985 foi directora nas Bibliotecas Públicas de Vardø e entre 1985 - 2000 trabalhou nas Bibliotecas Públicas de Ullensaker.
A Norwegian Archive, Library and Museum Authority é a entidade responsável pela definição das políticas e estratégias para as bibliotecas norueguesas, onde se incluem as bibliotecas dos estabelecimentos prisionais.
Nos últimos anos coordenou o projecto The Accessible Library 2003-2005, e também participa no Relatório das Bibliotecas Norueguesas desde 2006.

Título da conferência
Library services for people with special needs. How to bridge the divide.

Conferencistas do IV Encontro Oeiras a Ler

Claudie Guérin
Assistance Publique-Hôpitaux de Paris (França)

Com formação superior em Estudos Literários, Claudie Guérin dirige Bibliotecas Municipais na periferia parisiense após ter trabalhado na Biblioteca Infantil do Centro Nacional da Literatura para a Juventude “La Joie par les Livres” em Clamart e na Mediateca infantil da Cidade das Ciências e da Industria de la Villette no projecto de criação de uma biblioteca de arte contemporânea para a Cidade de Paris.
Desde 1995 que coordena as mediatecas para pacientes e pessoal técnico e os centros de documentação de “Assistance Publique-Hôpitaux” de Paris, primeiro grupo hospitalar europeu.
Dirigiu a secção dos Hospitais da Associação dos Bibliotecários de França e é membro do Comité Permanente da Secção de Pessoas com Necessidades especiais da IFLA.


Título da conferência
Lire à l’hôpital

Conferencistas do IV Encontro Oeiras a Ler

Elisa Yuste
Centro Internacional del Libro Infantil e Juvenil / Fundación Germán Sánchez Ruipérez (Espanha)

Licenciada em Filologia Inglesa e em Filologia Hispânica pela Universidade de Salamanca. Mestre em Edição também pela Universidade de Salamanca em colaboração com Santillana Formación. Mestre em Livros e Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade de Barcelona em colaboração com o Banco del Libro de Venezuela e a Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Trabalhou como professora de língua espanhola e inglesa e como tradutora e intérprete, tendo também feito alguns trabalhos na área editorial.
Desde 2003 que faz parte da equipa do Centro de Documentação e Investigação de Literatura Infantil e Juvenil do Centro Internacional del Libro Infantil y Juvenil da Fundación Germán Sánchez Ruipérez em Salamanca. Actualmente é Coordenadora da Área de Promoção da Leitura.
Título da conferência
Uma biblioteca para todos. Serviços de extensão bibliotecáriada da Fundación Germán Sánchez Ruipérez

Conferencistas do IV Encontro Oeiras a Ler

Carmen Maria Vigata Manuel de Villena
Subdirección General de Bibliotecas da Comunidad de Madrid (Espanha)

Carmen Mª Vigata trabalha na Comunidad de Madrid desde 1984 onde, no Centro Coordinador de Bibliotecas de la Comunidad de Madrid, é Coordenadora das Bibliotecas Municipais da Região encarregando-se essencialmente da escolha dos respectivos fundos bibliográficos.
Em 2001 passa a chefiar o Serviço de Bibliomoveis da Comunidad de Madrid que conta com 13 bibliotecas móveis.
Desde 2006 dirige o Serviço de Extensão Bibliotecária de onde dependem, além dos Bibliomoveis, o Empréstimo Colectivo, o Bibliometro e a Telebiblioteca.
Foi professora durante 5 anos no Colegio Oficial de Doctores y Licenciados de Madrid no curso de pós-graduação de “Introducción a la organización bibliotecaria”. Participou em várias mesas redondas e Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais sempre subordinados ao tema dos Serviços de Extensão Bibliotecária.
Título da conferência
Los nuevos servicios de extensión bibliotecaria en la Comunidad de Madrid

Conferencistas do IV Encontro Oeiras a Ler

Catarina Costa Macedo / Maria Cabral / Vera Oliveira
Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (Portugal)
Catarina Costa Macedo
Licenciatura em Ciências da Comunicação e gestão de Actividades Culturais.
Pós-graduação em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Integração na área de Promoção da Leitura da DGLB desde 1999.

Maria Cabral Pacheco de Miranda
Licenciatura em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas Contemporâneas da Universidade de Lisboa.
Integração na área da Promoção da Leitura da DGLB desde 1996.

Vera Oliveira
Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Pós-graduação em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Integração na área de Promoção da Leitura da DGLB entre 1996-2000 e a partir de 2008.
Título da conferência
Abraçar o mundo sem deixar ninguém de fora: serviços de extensão bibliotecária e cultural das bibliotecas Públicas Municipais em Portugal.

terça-feira, 12 de maio de 2009

IV Encontro Oeiras a Ler - Programa

IV Encontro Oeiras a Ler
"Uma Biblioteca sem Muros nem Ameias: serviços de extensão bibliotecária e cultural"
14 e 15 de Maio Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras


14 de Maio

08.30 - Recepção e entrega da documentação

09.00 - Sessão de abertura

09:30 - Catarina Costa Macedo / Maria cabral / Vera Oliveira (Direcção-geral do Livro e das Bibliotecas)
Abraçar o mundo sem deixar ninguém de fora: serviços de extensão bibliotecária e cultural das bibliotecas Públicas Municipais do nosso país

10.30 - Carmen Mª Vigata Manuel de Villena (Subdirección General de Bibliotecas da Comunidad de Madrid)
Los nuevos servicios de extensión bibliotecaria en la Comunidad de Madrid

Moderador: José Mário Silva

11.30 - Debate

12.30 - Almoço

14.30 – Maria Ângela Barlotti (Itália)
Read'em for freedom

15.30 - Pausa para café

16.00 - Elisa Yuste (Centro Internacional del Libro Infantil e Juvenil / FGSR)
Uma biblioteca para todos. Serviços de extensão bibliotecáriada da Fundación Germán Sánchez Ruipérez

Moderador: Carlos Pinto Coelho

17.00 - Debate



15 de Maio

09.30 - Claudie Guérin (França)
Lire à l’hôpital

10.30 - Tone Eli Moseid (Norwegian Archive, Library and Museum Authority / Presidente da Secção da IFLA - "bibliotecas para pessoas com necessidades especiais")
Library services for people with special needs. How to bridge the divide.

Moderador: José Mário Silva

11.30 - Debate

12.00 - Apresentação das conclusões

13.00 - Almoço

14.30 - Manuel Costa (Biblioteca Municipal da Póvoa-de-Varzim)
Bibliotecas de Praia da Póvoa de Varzim (1999-2009)

14.45 - Nuno Marçal (Biblioteca Municipal de Proença à Nova)
As andanças do Bibliomóvel por terras e gentes de Proença-a-Nova

15.00 - Debate

15.30 - Fátima Bento (Biblioteca Municipal de Faro)
Biblioteca fora de portas - A biblioteca ao serviço da comunidade

15.45 - Vera Silva (Biblioteca Municipal do Seixal)
Na busca do Graal: perspectivas e experiências da Biblioteca Municipal do Seixal

16.00 - Josefina Melo / Rute Oliveira (Bibliotecas Municipais de Oeiras)
A biblioteca está a passar por aqui.

16.30 - Debate

17.00 - Encerramento

A Voz da Terra, de Miguel Real

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide escolheu para o mês de Maio o livro

A VOZ DA TERRA, do autor Miguel Real.
A sessão de hoje, como habitualmente, pelas 19h, vai ser enriquecida com a presença do autor.
Apesar do Grupo de Leitores ser uma actividade limitada a 15 pessoas, que duas vez por mês conversam, de uma forma informal, sobre um livro previamente escolhido, vimos convidá-lo a juntar-se a nós, numa mesa mais alargada, para conhecer melhor ou ficar a conhecer o autor Miguel Real.

"Julinho só tinha olhos para a vista de Lisboa, a cidade de Santo António, o ondeado das sete colinas cobertas de casario e de igrejas, coroadas pelo castelo e cintadas por olivais e pomares...",

Venha conhecer Lisboa em pleno século XVIII

segunda-feira, 11 de maio de 2009

IV Encontro Oeiras a Ler - Conferencistas

Para o IV Encontro Oeiras a Ler estão confirmados 8 conferencistas. Reuniu-se um conjunto de especialistas que diferentes países que apresentarão diferentes realidades de serviços de extensão bibliotecária e cultural.
Conferencistas confirmados:

- Catarina Costa Macedo, Maria Cabral e Vera Oliveira da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas;

- Carmem Vigata da Subdirección General de Bibliotecas da Comunidad de Madrid;

- Angela Barlotti, bibliotecária e biblioterapeuta com vasta experiência em Itália;

- Elisa Yuste do Centro Internacional del Libro Infantil e Juvenil / FGSR;

- Claudie Guérin da Assistance Publique-Hôpitaux de Paris;

- Tone Eli Moseid do Norwegian Archive, Library and Museum Authority / Presidente da Secção da IFLA "serviços para pessoas com necessidades especiais".

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Viagem ao Cérebro e a algumas das suas competências

Do legado de Darwin e do entendimento da evolução biológica continuam a depender aspectos fulcrais como as complexíssimas operações do nosso cérebro, com repercussões na melhoria da qualidade de vida e da nossa sobrevivência enquanto espécie.

Desta feita, a próxima sessão de Conversas na Aldeia Global, a realizar a 14 de Maio, compreende uma Viagem ao Cérebro e a algumas das suas competências, onde o convidado Alexandre Castro Caldas nos irá falar na busca da explicação de alguns dos mecanismos que suportam as nossas competências de seres humanos na certeza, porém, de que estamos longe, ainda, de compreender a natureza daquilo que nos constrói e nos dá a consciência da nossa identidade.

O gosto de transformar em histórias de circunstância o que é aprendido cada dia na literatura científica, motivou a publicação com o mesmo título, um texto da sua autoria que se pretendeu aligeirar para dar a conhecer algumas capacidades de um órgão do nosso corpo que só se compreende através de artifícios, muitas vezes experimentais.
Alexandre Castro-Caldas colaborou com António Damásio na organização do Laboratório de Estudos da Linguagem e com o seu projecto científico. Em 1975 assumiu a direcção do Laboratório e iniciou o seu próprio projecto. Actual Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, foi até Fevereiro de 2004 Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. Fez a sua licenciatura e o doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde iniciou a sua carreira em 1974.

De entre as suas publicações, destacam-se um livro de texto para os estudantes e mais de 100 artigos em revistas internacionais, tais como: Brain, Neurology, NeuroImage, Journal of Cognitive Neurosciences, JINS, e inúmeros capítulos em livros nacionais e internacionais. É membro de diversas sociedades internacionais e consultor de muitas revistas nacionais e estrangeiras. Foi galardoado com o prémio "Nunes Correia Verdades de Faria" atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Possui como principal interesse científico as Neurociências Cognitivas e as doenças do Movimento. Acompanhe-nos em mais uma Conversa na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo!




[Conferência PNL - Alexandre Castro Caldas, Conselho Científico do PNL]

Mais informações:

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Grupos de Leitores nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Em Maio, os Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras voltam a reunir-se para em conjunto falar sobre um livro, conhecer o autor e falar sobre a histórias, as personagens, o mundo e a vida.

Este mês estamos a ler:

Biblioteca Municipal de Algés







Autor: Joseph Conrad
Título: O coração das trevas


Biblioteca Municipal de Carnaxide








Autor: Miguel Real
Título: A voz da terra


Biblioteca Municipal de Oeiras









Autor: Pedro Almeida Vieira
Título: Nove mil passos

terça-feira, 5 de maio de 2009

Filipe Faria no Espaço Jovem de Oeiras

Na sequência do projecto A Biblioteca Está a Passar por Aqui! o escritor Filipe Faria estará no dia 8 de Maio, às 15h, no Espaço Jovem de Oeiras onde partilhará com os jovens as suas leituras e os seus livros.

Desde o passado mês de Abril os quatro Espaços Jovens do concelho e o Clube de Jovens da Outurela/Portela passaram a disponibilizar um recanto com uma colecção de livros escolhida para os seus utilizadores, que inclui romance, biografias, BD, gramáticas e dicionários, puffs e materiais divulgativos dos serviços prestados pelas bibliotecas.

Filipe Faria nasceu em 1982 e desde cedo mostrou interesse pelo período da Idade Média, pela literatura fantástica e grande admiração por J.R.R. Tolkien. A série Crónicas de Allaryia que assinala a sua estreia no mundo literário tem já seis volumes publicados. Em 2001 recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, pela Fundação Calouste Gulbenkian e Jornal Expresso. Em 2002 ganha o prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil.

Esperamos por ti!